Depois de tratada, a água é armazenada em reservatórios de distribuição para, depois, ser levada até os reservatórios de bairros, estrategicamente localizados. De lá, a água segue por tubulações maiores (adutoras) e entra nas redes de distribuição até chegar ao consumidor final.
Resposta. Depois de tratada, a agua é armazenada em reservatórios de distribuição para depois ser levada ate os reservatórios de bairro, o sistema se chama Sabesp.
Os processos podem variar conforme o padrão da empresa e a qualidade da água recebida, mas, em suma, acontecem as seguintes etapas:
O sistema de abastecimento de água (SAA) é um conjunto de obras e instalações que englobam a captação, adução, tratamento e distribuição de água potável para atender uma determinada população, beneficiando os indivíduos que a compõem.
Segundo a NBR os critérios principais a serem seguidos e observados no momento de desenvolvimento de um projeto de rede de abastecimento de água são: Diâmetro mínimo para tubulação: 50 mm; pressão dinâmica mínima: 10,00 mca (necessária para que a água alcance os reservatórios domiciliares); pressão estática ...
A própria NBR 2218/94 define parâmetros que devem ser respeitados para o correto dimensionamento de uma rede de distribuição, como o diâmetro mínimo de 50mm e os limites máximos e mínimos de pressão na rede, que são respectivamente 50mca, para a pressão máxima estática, e 10mca para pressão dinâmica mínima.
Na Região Metropolitana de São Paulo a fonte principal utilizada para abastecimento público é a água armazenada em barragens ou represas. No Interior de São Paulo é comum o uso da água de poços profundos provenientes de mananciais subterrâneos que também inspiram proteção e cuidados.
O homem possui dois tipos de fontes para seu abastecimento que são as águas superficiais (rios, lagos, canais, etc.) e subterrâneas (lençóis subterrâneos). ... As águas de superfície são as de mais fácil captação e por isso havendo, pois, uma tendência a que sejam mais utilizadas no consumo humano.
As fontes de água potável mais comuns são nascentes de rios, lagos e represas de abastecimento de água, sistemas de cisternas e poços ou ainda a extração de água subterrânea de aquíferos. Em muitos locais também é feita a captação de água da chuva para consumo ou uso doméstico.
As principais fontes são rios, lagos, águas subterrâneas e geleiras.