Mato Grosso é um estado da região Centro-Oeste do Brasil. Está localizado em um ponto central da América do Sul. A sua geografia é formada e influenciada pela presença, em seu território, de três grandes biomas: Floresta Amazônica, Cerrado e Pantanal.
Uma grande parcela do território mato-grossense é composta por cobertura vegetal de floresta equatorial, que corresponde ao tipo de vegetação da floresta amazônica.
Dessa forma, podemos resumir os tipos de vegetação presente no Estado do Mato Grosso em três principais que são: O Cerrado, ocupando cerca de 40% da área do Estado mato-grossense, o Pantanal, que ocupa 10% da área do estado e por fim, a Floresta Amazônica, que ocupa os outros 50% do território do Estado (EMBRAPA, s.d.)
Amazônia
Floresta Amazônica
A vegetação predominante no município é a do cerrado, desde suas variantes mais arbustivas até as matas mais densas à beira dos cursos d'água. Cuiabá é abastecida pelo rio Cuiabá, afluente do Rio Paraguai e que divide a capital da vizinha Várzea Grande.
tropical super-úmido
De acordo com a classificação de Ross (1999) temos no Estado do Mato Grosso regiões de planalto como a Chapada da Bacia do Paraná, a Chapada dos Parecis, as Residuais Sul-Amazônicos e as Serras residuais do Alto Paraguai.
Porque fica praticamente no centro da América do Sul (longe do efeito moderador do Oceano) e na zona tórrida do planeta, como a maioria do Brasil, aliás.
Resposta: A do planalto arenito-basáltico, localizada no sul, simples parcela do planalto meridional. A parte do Pantanal Mato-Grossense, baixada da porção centro-ocidental. Devido à grande extensão Leste-Oeste, o território brasileiro abrange quatro fusos horários situados a Oeste de Greenwich.
A maior parte do território de Mato Grosso do Sul predomina do clima Tropical , com chuvas de verão e inverno seco.No extremo meridional ocorre o clima subtropical, em virtude de uma latitude um pouco mais elevada e do relevo de planalto.
Resposta. Pois é composto em sua maior parte por planície ou seja, fácil locomoção de veículos etc. Já a hidrografia permite uma grande navegabilidade através do rio Paraná e Paraguai, facilitando o escoamento de produtos em geral, principalmente dos minérios do maciço do urucum.
O crescimento demográfico é de 1,7% ao ano, impulsionado pelo crescimento vegetativo e pelo intenso fluxo migratório com destino ao estado.
Apenas 8,7% da população não é alfabetizada. A população é composta por imigrantes nacionais e internacionais, que vieram principalmente dos Estados de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo; e de países como Alemanha, Espanha, Itália, Japão, Paraguai, Portugal, Síria e Líbano.
O maior município do estado é Corumbá, que cobre uma área de 65165.
Mato Grosso tinha à época 93 municípios e 1.
Fronteiras por país
Amazonas (AM) O estado faz limites com o estado do Pará ao leste, Mato Grosso ao sudeste, Rondônia e Acre ao sul e sudoeste, Roraima ao norte; Venezuela ao norte, Colômbia a noroeste e Peru a oeste. As cidades mais populosas do estado são: Manaus, Parintins, Itacoatiara e Manacapuru.
Atualmente, o Brasil é dividido em 26 estados e o Distrito Federal, ao todo são 27 unidades federativas.