Existem três tipos de limites convergentes, são eles: convergência oceano-oceano, convergência oceano-continente, convergência continente–continente. Se as duas placas envolvidas são oceânicas, uma desce abaixo da outra em um processo conhecido como subducção (Fig. 10).
Quando a margem oceânica de uma placa mista colide com uma placa continental, a crusta oceânica é destruída por subducção e, quando toda a crusta oceânica é destruída, passa a ocorrer colisão entre as duas margens continentais.
A movimentação das placas tectônicas ocorre através de blocos. A crosta fica sobre o manto terrestre formado pelo magma e devido ao calor do mesmo ocorre a movimentação lenta das placas.
Placas continentais – nesta colisão, como as placas apresentam densidades semelhantes, originam-se enrugamentos, com a formação de uma cadeia montanhosa. Placas oceânicas – nesta colisão a placa mais densa mergulha sob a outra (subducção), formando-se uma fossa oceânica e ilhas de origem vulcânica (arco insular).
As placas tectônicas são enormes blocos que fazem parte da camada sólida externa do planeta Terra, a crosta terrestre. ... As placas tectônicas possuem zonas de encontro, locais caracterizados por cadeias montanhosas ou falhas e que apresentam terremotos, tsunamis e vulcões.
O conceito das placas tectônicas serve para que os geógrafos e sismólogos possam compreender a estrutura do planeta terra e explicar alguns de seus fenômenos - é especialmente importante para os sismólogos, que por meio delas podem prever, por exemplo, a ocorrência de terremotos.
O tectonismo ou diastrofismo é um fenômeno que está relacionado com o movimento das placas tectônicas presentes na litosfera (camada externa da terra) terrestre.
O tectonismo (ou diastrofismo) é um fenômeno natural oriundo da movimentação das placas tectônicas na litosfera. Essas placas podem se movimentar de três formas diferentes. No convergente, há o choque entre elas, já no divergente elas se afastam, porém no transformante uma placa desliza sobre a outra.
Movimentos do tectonismo: convergente, divergente e transformante. Existem três tipos principais de movimentos do tectonismo, que serão explicados a seguir. Convergente é o movimento que ocorre quando as placas tectônicas se chocam normalmente entre si.
No Brasil o caso mais comum são as falhas geológicas. Elas ocorrem com maior frequência na região Nordeste, devido à intensa movimentação interna da Terra nessa localidade.