De acordo com a Organização Mundial da Saúde, saúde mental é um estado de bem-estar no qual o indivíduo é capaz de usar suas próprias habilidades, recuperar-se do estresse rotineiro, ser produtivo e contribuir com a sua comunidade.
Os doente mentais eram chamados de lunáticos (do latim luna=lua), pois acreditava-se que a mente das pessoas era influenciada pelas fase da lua. Eram também considerados pecadores. 11. Idade Média (cont.)
Hospitais psiquiátricos (também denominados hospícios, manicômios ou manicómios) são hospitais especializados no tratamento de doenças mentais e/ou de "transtornos mentais" (termo médico-especializado).
No Brasil o processo de institucionalização do paradigma manicomial começou no princípio da segunda metade do século XIX, quando foi construído o Asilo Pedro II. Essa instituição e as demais que foram constituídas visavam preservar a ordem social e evitar que a loucura fosse disseminada para a sociedade4, 5.
Assim surgem os grandes asilos (Foucault, 2000b), instituições concebidas para recolher, alojar, isolar, alimentar e abrigar os loucos, os pobres, os criminosos e todos os que não se adequassem às normas sociais, sendo não raro castigados fisicamente com o intuito de se comportarem bem através da aplicação do “ ...
2011. A lei da reforma psiquiátrica brasileira (Lei 10.