Agressão verbal, provocação e humilhação também passe a ser crime com o mesmo cungo da lei Maria da penha, pois a lei está dando direito a mulheres de má intenção a atingir a integridade dos homens ao ponto dos mesmos perderem a cabeça e cometer a agressão física contra a mulher.
O crime lesões corporais leve, descrito no art. 129, caput, do Código Penal tem pena de detenção que pode variar de três meses a um ano. A lesão corporal grave tem pena de reclusão de um a cinco anos. ... 129, § 3º, a lesão corporal seguida de morte é punida com reclusão de quatro a doze anos.
Tortura psicológica também é crime. Para configurar o crime, é necessário que todos os elementos do tipo penal estejam presentes, caso contrário, a conduta pode caracterizar outro tipo de ilícito, como constrangimento ilegal ou ameaça. ...
As agressões verbais ocorridas em ambiente de trabalho configuram ato ilícito, passível de indenização por danos morais, por ofenderem atributos do direito da personalidade, como a integridade física e a psíquica da pessoa.
Abaixo, confira outras maneiras como o estado psicológico das vítimas pode ser afetado:
A violência emocional e psicológica corresponde a um conjunto de actos verbais ou não verbais, isolados ou repetidos, utilizados de forma intencional para causar dano e sofrimento emocional e psicológico na vítima.
Tortura é a imposição de dor física ou psicológica por crueldade, intimidação, punição, para obtenção de uma confissão, informação ou simplesmente por prazer da pessoa que tortura.
Entre as principais técnicas de tortura aplicadas no período, podem ser citadasː o afogamento, a cadeira do dragão (espécie de cadeira elétrica), espancamentos, soro da verdade (droga injetável que deixa a vítima em estado de sonolência), a geladeira (pequena caixa em que a vítima era confinada e sofria com oscilações ...
Segundo a nova Constituição, ninguém poderá ser vítima de tortura no Brasil, sob nenhuma condição, como descreve o inciso III do artigo 5º. E para que essa norma fosse cumprida, era necessário uma lei que descrevesse o que é considerado tortura e quais são as penas para quem comete esse tipo de crime.
Foi aprovada pela Assembleia Nacional Constituinte em 22 de setembro de 1988 e promulgada em 5 de outubro de 1988. Pode ser considerada a sétima ou a oitava constituição do Brasil e a sexta ou sétima constituição brasileira em um século de república.