A uretrite pode também ser causada por microrganismos que são transmitidos através de contacto sexual, incluindo a neisseria gonorrhoeae (gonorreia) e a chlamydia. Outra forma de infecção urinária baixa nos homens é a prostatite, que afecta a próstata.
Infecção urinária no homem: principais sintomas e tratamento
Na criança maior que 2 anos, principalmente maior que 4 anos e adolescentes, são mais frequentes: dor ou ardor ao urinar, retenção de urina, aumento da frequência que vai ao banheiro para urinar, perda de urina na roupa ou na cama (que não apresentava antes), dor na região inferior do abdômen; podendo, ou não ter febre ...
Amoxicilina, Cefalexina, Ciprofloxacino ou Fosfomicina são alguns dos antibióticos indicados para o tratamento das infecções urinárias, que devem ser tomados apenas sob indicação médica.
Os remédios que geralmente são indicados para o tratamento de uma infecção urinária, são os antibióticos, que devem ser sempre receitados pelo médico. Alguns exemplos são a nitrofurantoína, fosfomicina, trimetoprima e sulfametoxazol, ciprofloxacino ou levofloxacino.
O sistema urinário do bebê possui uma grande concentração de três bactérias que vivem no intestino e podem causar a infecção urinária: Escherichia coli, Enterobacteriaceae sp e Enterococcus sp. A partir do primeiro ano de vida, o nível tende a se normalizar. Por isso, a forma mais frequente de contaminação é pelo cocô.
Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), a infecção urinária em crianças abaixo de 2 anos está geralmente associada a má-formações do trato urinário (rins, ureteres e/ou bexiga) que podem facilitar a proliferação de bactérias.
Na doença de início tardio, as bactérias podem ser contraídas a partir da mãe, de outras crianças, membros da família e outros cuidadores. A maioria das mulheres grávidas portadoras de GBS não terá sintomas. Às vezes, porém, essas mulheres podem ter infecções do trato urinário ou de sangue durante a gravidez.
A maioria das infecções na infância é causada por vírus, mas elas também podem ser ocasionadas por bactérias, fungos e mesmo parasitas, como protozoários.
A bacteremia oculta é mais comumente causada pela bactéria Streptococcus pneumoniae. Normalmente as crianças não apresentam nenhum outro sintoma além de febre. O diagnóstico é baseado em exames de sangue. A vacinação infantil de rotina pode prevenir a infecção por Streptococcus pneumoniae.