Os ramos oftálmicos inervam a área oftálmica, que começa na ponta do nariz e continua bilateralmente em direção à parte superior do nariz, separando o septo nasal das narinas e se vira lateralmente no ângulo medial do olho, e continua abaixo dos olhos.
Possui inervação sensorial nas seguintes áreas: córnea e globo ocular (via nervos longo ciliares e nervo lacrimal), septo nasal (via nervos etmoidais anterior e posterior), pálpebras, tecido conjuntivo e fáscia da glândula lacrimal (via nervo lacrimal).
Motoneurônios grandes e da alta velocidade de condução; são os alfa-motoneurônios trigeminais, que inervam os músculos mastigatórios. Motoneurônios pequenos e de velocidade baixa de condução; são os gama-motoneurônios trigeminais, relacionados com a inervação motora dos fusos musculares.
MÚSCULOS DA ATM
c) O conhecimento da origem e inserção muscular possibilita a delimitação precisa do movimento, estes pontos, freqüentemente, são os locais de aderência da massa muscular nos ossos.
Origem: extremidade do músculo presa à peça óssea que não se desloca (ponto fixo); Inserção: extremidade do músculo presa à peça óssea que se desloca (ponto móvel); Obs: o músculo pode alterar sua origem e inserção dependendo do movimento.
O sistema muscular tem como função principal preencher e sustentar o corpo e os órgãos, além de produzir movimentação corporal, seja para deslocamento físico ou movimentação interna de órgãos. Exemplo: os movimentos peristálticos que auxiliam a digestão e garantem o transporte de alimentos ao longo do tubo digestivo.
Funções dos Músculos: a) Produção dos movimentos corporais: movimentos globais do corpo, como andar e correr. b) Estabilização das Posições Corporais: a contração dos músculos esqueléticos estabilizam as articulações e participam da manutenção das posições corporais, como a de ficar em pé ou sentar.
Os músculos tem a função de dar o movimento às estruturas do corpo, pode ser aos órgãos ou ao esqueleto. Existem três tipos de músculos: liso, estriado esquelético e estriado cardíaco.
O sistema musculoesquelético dá forma, estabilidade e movimento ao corpo humano. Ele é constituído pelos ossos (que formam o esqueleto), músculos, tendões, ligamentos, articulações, cartilagem e outros tecidos conjuntivos do corpo.
Os músculos são constituídos por tecido muscular e caracterizam-se pela sua contratibilidade, funcionando pela contração e extensão das suas fibras. A contração muscular ocorre com a saída de um impulso elétrico do sistema nervoso central que é conduzido ao músculo através de um nervo.
Os músculos são tecidos, cujas células ou fibras musculares possuem a função de permitir a contração e produção de movimentos. As fibras musculares, por sua vez, são controladas pelo sistema nervoso, que se encarregam de receber a informação e respondê-la realizando a ação solicitada.
Veja os músculos mais fortes do corpo humano: Sóleo e gastrocnêmios – os músculos da panturrilha, a chamada “batata da perna”, também entram na disputa, de acordo com alguns especialistas, associados ao glúteo.
Agora, quando se trata de versatilidade, talvez a língua seja o músculo mais forte do corpo. Sua combinação de elasticidade e força nos dá a capacidade de falar, comer e beijar – todos bastante desejáveis, não?
O sistema muscular é o sistema formado pelo conjunto dos músculos do nosso corpo. Eles correspondem a cerca de 50% do peso total do nosso organismo, e a contração dessas estruturas é responsável por diversas funções, dentre as quais podemos destacar a movimentação.
Vale ressaltar que o corpo humano é formado por mais de 600 músculos esqueléticos. Nesse caso, são músculos que possuem a função de se contrair de forma voluntária. Além disso, são formados por uma composição de células alongadas e multicelulares. Por conta disso, as células também recebem o nome de fibras musculares.
Cada fibra apresenta-se envolvida por tecido conjuntivo denominado endomísio. As fibras agrupam-se para constituir os feixes musculares, sendo também envolvidos por um tecido conjuntivo denominado perimísio. O músculo, constituído por agrupamento de feixes, é envolvido pelo epimísio, também de tecido conjuntivo.