O tatu-bola é um animal endêmico do Brasil e caracteriza-se por fechar-se como uma bola para defender-se de predadores. Ao adquirir essa forma, ele acaba protegendo as partes moles do seu corpo com sua carapaça dura, dificultando, assim, a ação de animais que tentem alimentar-se dele.
Presente na Caatinga e em algumas áreas do Cerrado, o tatu-bola-do-nordeste (Tolypeutes tricinctus) é vítima de atropelamentos, perda de habitat e caça ilegal e, por isso, é classificado como "Em Perigo" na Lista Nacional de Espécies Ameaçadas de Extinção.
15 anosAdulto, na natureza
O corpo dos tatus é coberto por uma carapaça que lhes cobrem quase todo, formada por placas ósseas ajustadas umas às outras. Ela protege o animal como se fosse dois escudos: um deles localizado no ombro e o outro na parte traseira do animal. Apesar de sua aparente rigidez, é uma estrutura bastante flexível.
Vivem por cerca de dez anos e comem de tudo. Gostam de raízes e frutos e até de insetos e pequenos invertebrados. Índios da etnia pankararé, localizados em área indígena no município baiano de Paulo Afonso, são considerados importantes criadores do tatu-peba pela prática de muitos anos.
Tatu-galinha | Fauna | G1. Distribuição: Encontrado dos Estados Unidos, ao norte da Argentina e em todo o Brasil. Alimentação: Embora seja considerado herbívoro, ele também se alimenta de pequenos insetos, carniça e ovos.
- O tatu é um animal nativo do continente americano; - Eles vivem em regiões de cerrado, savanas, matas ciliares (próximas aos rios) e florestas com vegetação seca (caatinga, por exemplo); - A alimentação de um tatu consiste, principalmente, em pequenos insetos (formigas, cupins, besouros) e suas larvas.
O IBAMA faz um alerta para que a população não consuma carne de tatu, que pode provocar micose pulmonar e, de acordo com pesquisas recentes nos Estados Unidos e Espírito Santo, no Brasil, os bichos são depósitos de micróbio transmissor da hanseníase.
Porém, o que muitos não sabem é que no Brasil todos os anos centenas de pessoas contraem doenças pelo consumo ou simples contato com animais silvestres. Um desses bichos é o tatu, um forte disseminador da bactéria que causa o Mal de Hansen, popularmente conhecido como lepra.
É considerado onívoro, se alimenta de insetos como formigas e cupins, além de outros invertebrados, raízes, folhas e vegetais. Possuem uma grande importância ecológica, pois fazem o controle de formigas e cupins, mantendo o equilíbrio dessas populações.
“Tatupeba” e “peba” são originários do tupi tatu'pewa, que em português significa “tronco gordo e achatado" (ta'tu + peua). Já “papa-defunto” é uma referência à crença popular de que a espécie se alimenta de cadáveres, enquato “tatu-peludo” e “peludo” se referem à pelagem densa da espécie.
A legenda que acompanha o vídeo diz que o animal mostrado é o wigu, descrito como comedor de cadáveres humanos, encontrado em cemitérios árabes e capaz de gritar da mesma forma que os seres humanos.
AS ESPÉCIES DE TATUS
Quando vira bola, sua cabeça e cauda se juntam. ele fica protegido, pois as costas formam uma armadura. A maioria dos tatus tem faixas móveis na cintura. assim, eles podem colocar a cabeça entre as pernas, como se fossem contorcionistas."
Para conseguir alimento, o tatu canastra escava o chão com suas patas robustas e suas poderosas unhas. ... A unha central chega a medir 20 cm de comprimento! Essa capacidade de escavação o permite construir sofisticadas tocas, com diversos corredores e câmaras.
Os filhotes do tatu nascem sem pelos, sem dentes, sem ouvir, sem ver e com a boca tapada por uma membrana que só tem uma pequena abertura que lhes permite mamar. Para fazer a sua toca, o tatu cava túneis muito profundos na terra mole da floresta.
Algumas saem da toca de dia, outras bem tarde da noite. Pode acontecer de existirem 4 ou 5 espécies de tatu na mesma região, um vizinho do outro. Isso acontece no Pantanal, por exemplo, terra de tatu-canastra, tatu-peba, tatu-galinha e tatu-de-rabo-mole.
Enche-se de terra seca a furna do condenado até a metade daquele túnel de bambus postado na vertical. Pode ir pra casa. O bicho quando percebe que está fechado lá dentro, cava a terra colocada e a joga para trás até atingir a superfície. Chegando lá, ele se vê dentro daquela cerca justinha ao diâmetro do seu corpo.
Tatu-galinha: 122 dias
Que o tatu cava buracos na terra já não é novidade para ninguém. ... Debaixo da terra – Em um comunicado divulgado pelo Ipê, Desbiez informou que o tatu-canastra é uma espécie fossorial, o que significa que ele passa a maior parte de seu tempo sob a terra, em tocas de sua própria construção.
As maiores ameaças aos tatus são a caça e o desmatamento.
Sonhar com tatu cavando Quando sonhamos com um tatu que cava um buraco devemos nos remeter ao comportamento que todo ser humano tem de proteger-se em um local seguro. Muitas vezes estamos procurando proteção, e como um tatu, nós a encontramos abaixo da superfície, deixando que por cima de nós passem as outras pessoas.
O simbolismo do Tatu também representa instinto. ... O planejamento certo é necessário, e portanto, o Espírito do Tatu vem para lembrá-lo de que você não deve se fixar a um objetivo de forma que se esqueça dos obstáculos e dificuldades adiante.
Inicialmente sabe-se que sonhar com filhote de tatu significa rejuvenescimento da força e da determinação. Este sonho significa que você poderá superar suas fraquezas e vencer. Se você sonhou com tatu a sua cor da sorte é laranja e seus números da sorte são os seguintes: 09.
O jabuti é um animal que representa a longevidade e a saúde, por isso sonhar com vários jabutis é sinal de que você terá tempo de sobra para concluir seus objetivos e conquistar seus sonhos. Esse sonho pode ser bastante raro, pois também pode remeter à vida longa que uma pessoa irá ter.