EQST

O Que O Mtodo Dedutivo?

O que é o método dedutivo?

Método dedutivo: método racionalista, que pressupõe a razão com a única forma de chegar ao conhecimento verdadeiro; utiliza uma cadeia de raciocínio descendente, da análise geral para a particular, até a conclusão; utiliza o silogismo: de duas premissas retira-se uma terceira logicamente decorrente.

O que é o método dedutivo e indutivo?

Método Dedutivo e Indutivo Método dedutivo: esse argumento é feito do maior para o menor, ou seja, de uma premissa geral em direção a outra, particular ou singular. ... Método indutivo: esse raciocínio vai do menor ao maior ou de uma premissa singular ou particular para outra, geral.

O que é o método indutivo?

Na lógica, método indutivo ou indução é o raciocínio que, após considerar um número suficiente de casos particulares, conclui uma verdade geral. A indução, ao contrário da dedução, parte de dados particulares da experiência sensível. De acordo com o indutivista, a ciência começa com a observação.

O que é raciocínio indutivo exemplos?

De forma concisa, podemos dizer que o raciocínio indutivo tem base particular nessas premissas, que são direcionadas para a conclusão de um resultado de maneira universal. Isso quer dizer que a conclusão é maior que as premissas, pois os fatos podem ser explicados a partir de observações simples.

O que é o raciocínio?

substantivo masculino Faculdade, ação ou maneira de raciocinar: falhou seu raciocínio. Concatenação de proposições deduzidas umas das outras para chegar a uma demonstração: seguir um raciocínio.

O que é uma premissa?

Significado de Premissa substantivo feminino Fato inicial a partir do qual se inicia um raciocínio ou um estudo; proposição: partiram da premissa de que toda criança tem direitos. [Lógica] As proposições, maior e menor, que completam um silogismo e a partir das quais se retiram os resultados ou conclusões.

Qual o sinônimo de premissa?

Proposição de um silogismo: 1 argumento, alegação, asserção, enunciação, enunciado, proposição. Ideia inicial de um raciocínio: 2 antecedente, axioma, fato inicial, ideia inicial, princípio.

O que são premissas exemplos?

Ou seja, são hipóteses ou pressupostos. As premissas são sentenças consideradas como verdades que não podemos necessariamente comprovar, pois elas dependem de fatores externos. Podemos, por exemplo, considerar como premissa do projeto Construção de um prédio a seguinte frase: “Não irá faltar operário durante a obra”.

Como faço para identificar uma premissa?

Premissa é uma proposição cuja verdade serve de base para a verdade de outra, a conclusão. Conclusão é uma proposição cuja verdade se baseia na verdade de outra, a premissa. Inferência é a operação pela qual se passa da verdade da premissa para a verdade da conclusão.

Como saber se uma premissa é verdadeira ou falsa?

Uma falsa premissa é uma proposição incorreta que dá forma à base de um silogismo lógico. Uma vez que a premissa (proposição ou assunção) não é correta, a conclusão traçada pode ser errônea. O silogismo baseado em premissas falsas é também conhecido como silogismo erístico.

Como podemos avaliar um discurso para ter certeza de que um argumento é válido?

Pois bem, quando a conclusão é uma consequência necessária das premissas, dizemos que o argumento é válido. Quando a conclusão não é uma consequência necessária das premissas, dizemos que o argumento é inválido.

Como saber se um silogismo é válido?

Regras do Silogismo Para que um argumento em forma silogística seja válido, ele deve obedecer a um conjunto de regras mais ou menos intuitivas, que são as seguintes: 1ª Regra: somente três termos (menor, médio e maior). 2ª Regra: os termos maior e menor nunca devem ter maior extensão na conclusão do que nas premissas.

Quando é que um silogismo é válido ou inválido?

Silogismo inválido. Quando existem duas premissas negativas, não é possível estabelecer qualquer conexão válida entre os termos do silogismo. 2ª De duas premissas afirmativas não se pode extrair uma conclusão negativa. Silogismo inválido.

Quais são as 8 regras do silogismo?

Regras do silogismo

  • Todo silogismo contém somente três termos: maior, médio e menor;
  • Os termos da conclusão não podem ter extensão maior que os termos das premissas;
  • O termo médio não pode entrar na conclusão;
  • O termo médio deve ser universal ao menos uma vez;
  • De duas premissas negativas, nada se conclui;

Qual o exemplo de silogismo?

Avaliando esse raciocínio lógico (silogismo categórico), temos como exemplo: “Todos os homens são mortais. Sócrates é homem, Logo, Sócrates é mortal.”

Quais são os tipos de silogismo?

Segundo o Silogismo Aristotélico, há dois tipos de silogismo:

  • Silogismo Dialético: baseado em juízos hipotéticos ou incertos. ...
  • Silogismo Científico: baseado em argumentos científicos, os quais contêm o valor de verdade seja nas premissas e nas conclusões.

Quais são as 4 formas da lógica silogística?

As premissas, para formar um silogismo, devem ser assim distribuídas:

  • A primeira premissa, chamada de premissa maior, deve conter o termo maior e o termo médio;
  • A segunda premissa, chamada de premissa menor, deve conter o termo médio e o termo menor;
  • A conclusão deve conter os termos maior e menor.

Quais são os tipos de falácia?

São diversos os modos de uso do termo 'falácia'....Exemplos de falácias não-formais

  • Falácia do verdadeiro escocês.
  • Falácia da falsa causalidade.
  • Falácia da falsa dicotomia.
  • Falácia da falsa equivalência.
  • Falácia do espantalho.
  • Argumentum ad Nauseam.

Quais são os dois tipos de raciocínio de que dispomos na lógica?

Resposta. Os dois tipos de raciocínio que dispomos na lógica são: Dedução e Indução.

Quais são os princípios básicos da lógica?

Três Princípios (entre outros) regem a Lógica Clássica: da IDENTIDADE, da CONTRADIÇÃO e do TERCEIRO EXCLUÍDO os quais serão abordados mais adiante.

Quais são os princípios básicos da lógica Aristótelica?

Os três princípios da Lógica Aristotélica são o da Identidade, da Não Contradição e do Terceiro Excluído. ... O Princípio da Não Contradição estabelece que nada pode ser e não ser ao mesmo tempo e no mesmo sentido, de modo que temos ou verdadeiro ou falso para uma determinada proposição.

O que é o princípio do terceiro excluído?

Em lógica, a lei do terceiro excluído (em latim, principium tertii exclusi ou tertium non datur) é a terceira de três clássicas Leis do Pensamento. Ela afirma que, para qualquer proposição, ou esta proposição é verdadeira, ou sua negação é verdadeira.

Quais são os elementos que constituem a lógica aristotélica?

A lógica aristotélica tem como objetivo estudar a relação do pensamento com a verdade....Proposição e as categorias

  • Substância;
  • Quantidade;
  • Qualidade;
  • Relação;
  • Lugar;
  • Tempo;
  • Posição;
  • Posse;

Como funciona a lógica Aristotelica?

A lógica aristotélica é baseada no silogismo, um sistema argumentativo baseado em proposições que levam a uma conclusão. Nesse caso, a lógica aristotélica não se preocupa em validar as proposições ou a conclusão, mas observar como as premissas foram concluídas.