Recebe o nome de "modo de produção asiático" o modo como se estruturava a economia e a produção de bens nos primeiros estados surgidos no Oriente, como por exemplo Índia, China e Egito. ...
Veja abaixo suas principais características. O Modo de Produção Asiático foi um sistema econômico que vigorou, principalmente, nas primeiras sociedades estatais: Mesopotâmia, Pérsia e Egito Antigo.
Tipos de modos de produção
Modo de produção feudal: A sociedade feudal era constituída pelos senhores x servos. Os servos não eram escravos de seus senhores, pois não eram propriedade deles. ... O que caracteriza o modo de produção capitalista são as relações assalariadas de produção (trabalho assalariado).
Funcionamento. A base do sistema feudal era a relação servil de produção. ... No colonatus, ou colonato, o proprietário das terras concedia trabalho e proteção aos seus colonos, em troca de parte de toda a produção desses colonos.
De modo geral, a configuração do mundo feudal vinculou-se a duas experiências históricas concomitantes: a crise do Império Romano e as Invasões Bárbaras.
Fatores Responsáveis pela Decadência da Feudalismo
Quais foram as principais crises que levaram a sociedade feudal a entrar em colapso? R,, Através das Cruzadas, do Renascimento e do Crescimento Populacional.
Os principais motivos da crise do sistema feudal foram a retomada do comércio, tanto local quanto internacional, e o fortalecimento do poder militar das casas nobres que haviam estabelecido acordos com a alta burguesia.
A crise do feudalismo é um processo de longa duração que conta com uma série de fatores determinantes. Ao mesmo tempo, a ampliação do consumo de gêneros manufaturados e especiarias, e a crise agrícola dos feudos trouxeram o fim do equilíbrio no acordo estabelecido entre servos e senhores feudais. ...
-Econômia : * Com o aumento da população a demanda de alimento ficou pequena para a população, a agricultura perde espaço para a econômia de mercado (comercial); -Social: * Com a peste negra que atingiu de forma devastadora a europa e matou a metade da população.
A Peste Negra acelerou o processo de desagregação do feudalismo, pois tornou escassa a mão-de-obra e dizimou parte da aristocracia, concentrando o poder e a propriedade da terra.
O trinômio “guerra, peste e fome”, que marcou o século XIV, afetou tanto o feudalismo decadente, como o capitalismo nascente. ... A Guerra dos Cem Anos (1337-1453) entre França e Inglaterra devastou várias regiões da Europa, enquanto que a “peste negra” eliminou cerca de 1/3 da população europeia.
A crise do feudalismo ocorreu no último período da Idade Média, denominado de Baixa Idade Média (séculos XI e XV). Alguns fatores foram necessários para que o feudalismo desaparecesse por completo, pondo fim a Idade Média e dando início a Idade Moderna.
O fim do feudalismo ocorreu com a aceleração do comércio (que tornava a agricultura, que era a base do feudalismo, cada vez menos fundamental para a condução da economia) e com o crescimento do poder central, que estava profundamente ligado com o incentivos às práticas comerciais.
História Geral. O crescimento demográfico, observado na Europa a partir do século X, modificou o modelo autossuficiente dos feudos. ... No século XIV, a peste negra se espalhou entre as populações causando uma grande onda de mortes que ceifou, aproximadamente, um terço da Europa.
As Cruzadas representaram a crise do sistema feudal, pois, a partir do desenvolvimento do comércio, a rígida estrutura de servidão que caracterizava o feudalismo foi sendo modificada de maneira que muitos camponeses abandonaram a servidão e mudaram-se para as cidades à procura de novas perspectivas e ofícios.
O mundo pós-peste negra "não melhorou por sua renovação". O monge francês Guillaume de Nangis lamentou que os homens se tornaram mais "avarentos e compreensivos", "gananciosos e briguentos" e envolvidos em mais "brigas, disputas e ações judiciais". A escassez de trabalhadores na sequência da epidemia foi aguda.
As gerações futuras teriam se beneficiado com melhores dietas como consequência das mortes. Passado o cenário de fome logo após a tragédia, a menor quantidade de pessoas possibilitou um maior acesso aos alimentos.
Sem dúvida a maior consequência da Peste Negra foi seu impacto sócio-econômico mundial, causado pela grande mortandade sobretudo na Europa e na Ásia. Estima-se que a população mundial tenha se reduzido de pouco mais de 400 milhões para 300 milhões, uma perda de mais de 25%.