Dessa forma, segundo o educador, o protagonismo juvenil contribui para a formação de pessoas mais autônomas e comprometidas socialmente, com valores de solidariedade e respeito mais incorporados, o que contribui para uma proposta de transformação social.
É a participação do jovem como ator principal em ações que não dizem respeito à sua vida privada, familiar e afetiva, mas a problemas relativos ao bem comum, na escola, na comunidade ou na sociedade como um todo.
5 dicas para desenvolver o protagonismo juvenil em sua escola
Estimular a criatividade Fazer isso é essencial ao protagonismo estudantil, pois a criatividade é uma função nobre da inteligência que motiva o aluno a desenvolver o olhar multifocal, pensar fora da caixa e sair do lugar comum.
O protagonismo juvenil:
Quando nos referimos ao protagonismo juvenil, neste estudo, estamos nos referindo a adolescentes como personagem principal de uma ação voltada para a solução de problemas reais, ou seja, a participação ativa e construtiva do(a) estudante na sua escola, na sua comunidade ou na sociedade em geral.
O papel do pedagogo na organização de ambiente escolar que promova o protagonismo juvenil é criar, desenvolver e difundir conhecimentos na área da educação com o objetivo de fornecer respostas as necessidades de seus alunos.
Resposta: Explicação: Porque coloca o aluno do Centro de seu aprendizado, sendo ele o condutor de seu tempo e de seu projeto de pesquisa. O Projeto de vida completa toda a estrutura e planejamento de seu futuro.
Para que o protagonismo floresça, a escola deve criar espaços adequados ao seu desenvolvimento. Estes espaços são verdadeiros “laboratórios” de protagonismo, nos quais os discentes, diante de situações da vida real, podem fazer suas avaliações e fazer posicionamentos, modificando, assim, a realidade em que vivem.
Como orientação, sugerimos, além dos conteúdos trazidos no referido texto, que o Educador possa aprofundar sua explicação nos três pilares do Protagonismo Juvenil: a formação de jovens Autônomos, Solidários e Competentes. Tópicos de apoio: O jovem autônomo, solidário e competente.
Aluno Coadjuvante é aquele que faz parte ajudando determinada pessoa em sua função, também pode ser considerado um ator ou atriz que está fazendo um papel secundário fazendo as cenas direta ou indiretamente com os protagonistas.
SubstantivoEditar
substantivo masculino e feminino Pessoa que estuda, que procura adquirir conhecimento ou recebe conhecimento através do ensino. Quem frequenta algum estabelecimento de ensino; aluno, discípulo, escolar. ... A palavra estudante deriva da junção do verbo estudar e do sufixo -nte.
14 sinônimos de aluno para 1 sentido da palavra aluno: Pessoa que recebe educação e instrução de outra: 1 aprendiz, discípulo, estudante, colegial, escolar, aulista, educando, discente, lecionando, aprendente, acadêmico, pupilo, novato, principiante.