Meire. A Análise de Modos de Falhas e Efeitos – FMEA (Failure Mode and Effect Analysis) é um método utilizado para prevenir falhas e analisar os riscos de um processo, através da identificação de causas e efeitos para identificar as ações que serão utilizadas para inibir as falhas.
O Failure Mode and Effect Analysis (FMEA) tem como objetivo identificar e analisar as possíveis falhas do projeto ou processo e seus efeitos, como também buscar ações para reduzir ou eliminar os efeitos dessas possíveis falhas (Aiag, 2008).
Uma falha é definida como a perda da função. Uma falha funcional é definida como a incapacidade de qualquer ativo de cumprir uma função, para um padrão de desempenho que é aceitável pelo usuário. Os padrões de desempenho devem ser definidos em conjunto pelos departamentos de engenharia, produção e manutenção.
Defeito: Qualquer desvio de uma característica de um item em relação aos seus requisitos. Esses requisitos podem, ou não, ser expressos na forma de uma especificação. E o defeito pode, ou não, afetar a capacidade de um item em desempenhar uma função requerida.
AS ETAPAS DE IMPLANTAÇÃO DO PCM Momento de “colocar a mão na massa” e fazer um levantamento minucioso, identificando e listando todos os equipamentos, máquinas, componentes, peças, mão de obra, planos de manutenção e fornecedores da empresa.
Dentre o que se deve levar em conta no checklist de manutenção preventiva de computadores, estão:
Chama-se manutenção preventiva a ação ocorrida com base na análise prévia do computador, de seu funcionamento e execução, relacionado à CPU e todos os periféricos, entendendo e aplicando-se acções que visem evitar que determinados erros (de software e/ou hardware) ocorram.
Manutenção do notebook: saiba como fazer
Materiais para fazer limpeza interna de notebook
Por fim, use o seguinte checklist de manutenção de hardware: