O epicentro de um terremoto é o ponto na superfície da terra que fica na mesma posição em relação ao foco do terremoto, verticalmente falando. sendo que ele é diferente de hipocentro.
O epicentro é o ponto central de um terremoto, onde ele ocorre. Normalmente, ele está entre duas placas tectônicas, que são porções gigantescas da superfície do planeta que estão flutuando sobre o manto terestre. O local onde ocorre a movimentação dessas placas é o epicentro.
A maior parte dos terremotos ocorre nas bordas das placas tectônicas (“tectônica” tem origem na palavra “construção” em grego) ou em falhas entre dois blocos rochosos. ... A região onde ocorre a liberação de energia sísmica (ondas sísmicas), ou a falha na rocha, é chamada de região focal ou foco sísmico - hipocentro.
terremoto de Fukushima
Além da formação de cadeias montanhosas, essa localização torna o Japão um país com altos níveis de instabilidade tectônica, com a presença de vulcanismo ativo, fazendo parte de uma zona conhecida como Círculo de Fogo do Pacífico, que concentra os maiores vulcões em atividade do planeta.
Oceano Pacífico
Em razão de seu tipo de formação geológica, o relevo japonês é muito acidentado e composto por um grande número de montanhas e vulcões, além da grande quantidade de terremotos que atingem o país. ... Em geral, o Japão possui um forte verão, com bastante umidade, além de um inverno rigoroso na maior parte do país.