Em 1829, surgiu o modelo de Tríades de Dobereiner, do químico alemão Johann Wolfgang Dobereiner. Os elementos foram organizados em grupos de três e cada trio apresentava elementos que possuíam características químicas semelhantes. ... Cada uma das colunas verticais possuía sete elementos.
A tabela periódica que Mendellev definiu, se difere das demais porque as semelhanças apresentadas nessa se relacionam verticalmente, horizontalmente e diagonalmente, ele classificou os sessenta e quatro elementos químicos que já eram conhecidos na época e os colocou em ordem crescente de massa atômica e ao notar que as ...
A organização dos elementos foi apresentada por Mendeleev à comunidade científica, e deu origem ao que atualmente conhecemos como “Tabela Periódica”, na qual os elementos estão dispostos em filas horizontais, de acordo com as massas atômicas crescentes, e também em colunas verticais, com elementos de propriedades ...
A professora destaca também que ao criar a tabela periódica, Mendeleev deixou algumas lacunas em aberto justamente para que os novos elementos a serem descobertos pudessem ser encaixados nela. “Foi tudo baseado na periodicidade, indicando que haveria novos elementos que preencheriam essas lacunas.
Em 1913, o cientista britânico Henry Moseley enunciou a “Lei periódica” que diz: “As propriedades físicas e químicas dos elementos são funções periódicas de seus números atômicos”.
Dmitri Mendeleev
Diferentemente de Mendeleev, Moseley organizou os elementos em ordem crescente de número atômico, manteve a organização em colunas horizontais e verticais, mas posicionou os elementos de mesmas características químicas nas mesmas colunas verticais.
Henry Moseley
Ununênio
Na tabela periódica, os elementos são organizados em ordem crescente (do menor para o maior) com relação ao número atômico, sendo que o primeiro elemento é o Hidrogênio, de número atômico 1, o menor numero atômico dos elementos.