Um data warehouse é um tipo de sistema de gerenciamento de dados projetado para ativar e fornecer suporte às atividades de business intelligence (BI), especialmente a análise avançada.
É uma rede de computadores privada. Pergunta 4 1 em 1 pontos Qual característica abaixo não se aplica ao Data Warehouse? Resposta Selecionada: e. Permite que os dados coletados sejam alterados.
Um DW tem duas operações básicas: a carga dos dados (inicial e incremental) e o acesso a estes dados em modo leitura. Depois de carregado, um DW não necessita de operações de bloqueio por concorrência de usuários no acesso aos seus dados.
Dentro da área de BI temos os dados operacionais, que são dados do dia a dia da empresa que podem vir de diversas fontes de dados (banco de dados, arquivos csv, entre outros). Os dados gerenciais, são os dados que auxiliam na tomada de decisão.
Staging Area: a Staging Area é uma área de armazenamento intermediário situada dentro do processo de ETL. Auxilia a transição dos dados das origens para o destino final no DW. Data Warehouse: essa é a estrutura propriamente dita de armazenamento das informações decisivas.
As siglas OLTP e OLAP são bastante utilizadas no universo do Business Intelligence (BI). ... Já o OLAP, do inglês "On-line Analytical Processing", trata da capacidade de analisar grandes volumes de informações nas mais diversas perspectivas dentro de um Data Warehouse (DW).
OLAP (Online Analytical Processing) é a capacidade para manipular e analisar um grande volume de dados sob múltiplas perspectivas. As aplicações OLAP são usadas pelos gestores em qualquer nível da organização para lhes permitir análises comparativas que facilitem a sua tomada de decisões diárias.
Características das ferramentas OLAP A operação Drill Across é executada quando o usuário passa de ano direto para trimestre ou mês; drill Down: ocorre quando o usuário aumenta o nível de detalhe da informação, diminuindo a granularidade (A granularidade determina quais os tipos de consultas podem ser feitas no DW.