mamangava
As lagartas atacam o pomar, em períodos secos do ano, de junho a agosto, principalmente as folhas novas.
O controle dessas pragas se dá com o correto manejo da sementeira, controle de rega para evitar encharcamento do solo, uso de substrato e utensílios limpos e sementes desinfestadas. Deve-se evitar sombreamento excessivo. Na parte aérea, os fungos causam antracnose, verrugose e septoriose.
Outra medida para atrair as mamangavas é a colocação toras de madeira mole, troncos de árvores ou bambu nos quais os insetos irão construir seus ninhos. ... A ação dos insetos polinizadores, dentre eles as mamangavas Xylocopa spp. (Hymenoptera: Anthophoridae), é de fundamental importância para o sucesso da cultura.
Aplique material para calafetar ou massa de vidraceiro na entrada usada pelas mamangavas. Cubra qualquer lugar que você ache que elas possam eventualmente passar. Assim, ela não poderão escapar.
Manjericão, manjerona, alecrim, dente de leão, hortelã, margaridas e girassóis são um deleite para abelhas.
Você pode atrair abelhas ao plantar flores silvestres, frutas e vegetais; ao permitir que o jardim detenha uma pequena fauna; e ao fornecer água e abrigo às abelhas....Eis uma lista de ervas que abelhas amam:
E como as abelhas fazem a polinização? Ao pousar de flor em flor, elas usam os muitos pelos que possuem em seu corpo para coletar o seu pólen, o qual elas transportam depois para outras flores. Isso torna esses insetos importantes polinizadores.
As abelhas se alimentam de água, mel ou néctar e pólen que coletam nas flores. Esses alimentos hidratam e fornecem energia, proteínas, vitaminas, sais minerais e gorduras.
As abelhas têm em suas cabeças glândulas que secretam duas enzimas: invertase e glicose oxidase. O mel é formado pela reação dessas substâncias com o néctar coletado das flores. ... Agitando as asas para secar a água, presente em grande quantidade no néctar, as abelhas desidratam o mel, matando outros microorganismos.
Basicamente, o xarope, que irá imitar o néctar trazido pelas abelhas, consiste em uma mistura de água com açúcar, fervida. Normalmente usa-se água e açúcar na proporção 1:1, leva-se ao fogo até levantar fervura, e deixa-se esfriar antes de oferecer às abelhas.
A dificuldade durante a seca, para a abelha, é encontrar floradas, das quais retira seu alimento. “Conseguimos socorrer as abelhas utilizando alimentação artificial, que é constituída de uma parte de energia, como o xarope de água com açúcar, e de proteína, como o farelo de soja ou trigo”, afirma o gestor.
Para a fabricação desse primeiro xarope, é necessário misturar água e açúcar na mesma quantidade, colocar a mistura no fogo e mexer até o açúcar se dissolver por completo.
Nesse caso deve-se fortalecer a colméia, oferecendo um xarope de água com açúcar. Se o ataque for de abelhas da mesma espécie, ou seja, de jataís, a melhor coisa a fazer é levar a cabaça para outro local para proteger o ninho, mesmo que seja apenas por algum tempo.
O método é simples. Uma mistura composta de mel e proteína é colocada entre os favos e a tampa da colmeia. Essa substitui o pólen durante o período de hibernação, quando as abelhas ficam sem alimento. O procedimento simples evita a morte de abelhas por desnutrição.
Os mais comuns e com boa eficiência são açúcares cristal e VHP (menos processado), fubá de milho, proteína de soja e até mesmo o mel, entre outros. Os alimentos são fornecidos em misturas, em diferentes proporções e em formas distintas, podendo ser sólido, líquido ou pastoso, explica.
Trocar as rainhas a cada ano por rainhas selecionadas. Iniciar a alimentação suplementar de estimulação 50 dias antes da florada. Durante o manejo, para estimular o crescimento das colmeias, atentar-se à importância de ampliar o espaço das caixas sempre que necessário para que as colmeias não enxameiem.
O alimento foi fornecido em pequenos containers plásticos contendo um pedaço papel filtro, para que as abelhas se apoiassem e não se afogassem. As unidades (containers + papel filtro) foram pesadas antes e após a adição do alimento e, após 24 h, para medir a quantidade de alimento consumido.
ALIMENTAÇÃO Oferecidos pelas flores, o néctar, fonte de açúcares, e o pólen, de proteína, vitaminas e minerais, são os principais alimentos das abelhas. Em época de pouca florada, forneça, de uma a duas vezes por semana, uma mistura de açúcar com água na proporção de um para um, fervida ou batida no liquidificador.
ENXAME EM FASE DE EXTINÇÃO: A forma correta de recuperar um enxame desses é com abelhas adultas. Para fazer isso você deve trocar esta colméia de lugar com uma colméia forte, para que entre abelhas do enxame forte. Elas cuidarão da colméia trazendo alimento, fazendo com que a rainha volte a colocar ovos imediatamente.
Ao se deparar com um enxame de abelhas é importante não tentar matá-las, pois elas liberam hormônios que atraem ainda mais insetos. Caso não seja possível se proteger ao se deparar com uma grande quantidade, uma orientação da corporação é correr de forma desorientada, pois os insetos tendem a voar em linha reta.
Plantas para espantar vespas e abelhas As plantas mais eficazes para espantar esses insetos são: Louro. Hortelã-verde. Menta.
Para afastar abelhas dos plantios podem ser utilizados “atrativos artificiais”, tais como água com mel, água com açúcar, café com açúcar ou chás. Café com açúcar parece ser mais eficiente, quando comparado à água com açúcar e chás (Siqueira et al., 2014; Viana et al., 2014).
Um repelente caseiro para abelhas (não tóxico para as aves) pode ser assim preparado: pegue um quarto de dente de alho e amasse bem. Adicione uma colher de sopa de vinagre e outra de azeite. Misture bem. Aplique próximo ao furinho do bebedouro.
Deixe o comedouro de molho na água sanitária por uma hora. Assim, você removerá o mofo e os esporos que podem ser prejudiciais à saúde dos beija-flores. Mergulhe completamente o comedouro na solução e deixe por uma hora. Utilize luvas sempre que for mexer com água sanitária.
- O bebedouro pode ser higienizado com água limpa e um pouco de água sanitária. Deve-se ter o cuidado de enxaguar muito bem a garrafinha antes de colocar novamente água e açúcar. - O interior do bebedouro também pode ser limpo com escovinha de lavar mamadeira.