EQST

O Que O CFC E Onde Encontrado?

O que é o CFC e onde é encontrado?

Os clorofluorcarbonos pertencem à função orgânica derivados halogenados obtidos principalmente pela halogenação do metano. Entre as principais aplicações se destacam o emprego como solventes orgânicos, gases para refrigeração e propelentes em extintores de incêndio e aerossóis.

Como é originado o clorofluorcarboneto?

Os clorofluorcarbonetos (CFCs) são compostos químicos formados por três elementos: carbono (C), flúor (F) e cloro (Cl). Estes compostos fazem parte da família dos haletos orgânicos e são sintetizados a partir de hidrocarbonetos pela substituição de átomos de hidrogênio por halogênios.

O que são os CFCs o que eles provocam?

Os CFCs eram facilmente encontrados em sprays aerossóis, geladeiras, aparelhos de ar-condicionado, equipamentos contra incêndio e solventes. ... A produção do CFC-11 é duplamente nociva: além de aumentar o buraco na camada que nos protege dos raios UV-B, ela contribuiu para o aquecimento global.

O que são os CFCs por que eles danificam a camada de ozônio?

Como os CFCs destroem a camada de ozônio? ... Por sua vez, o cloro reage com o ozônio que, conseqüentemente, é transformado em oxigênio (O2). O problema é que o oxigênio não é capaz de proteger o planeta dos raios ultravioleta. Uma única molécula de CFC pode destruir 100 mil moléculas de ozônio.

O que são CFCs e como eles afetam o meio ambiente?

O Clorofluorcarboneto (CFC) é um tipo de gás que está presente na estrutura de geladeiras e aparelhos de ar condicionado, além de sprays, aerossóis e solventes. ... Com isso, o gás passa a apresentar uma reação que libera radicais livres de Cloro, que causa a decomposição do ozônio.

O que os CFCS fazem na atmosfera?

O CFC é um gás bastante leve, capaz de subir até a atmosfera e atingir a camada de ozônio (O3), reagindo com o ozônio e transformando-o em oxigênio (O2). ... Hoje, no lugar do CFC, é utilizado o GLP, formado pelos gases butano e propano que são mais pesados e que não sobem até as camadas mais altas.

Quais os principais problemas podem causar os CFCS?

O problema do CFC é que, além de ser 15 mil vezes mais nocivo ao ozônio que o dióxido de carbono (CO2), ele permanece muitos anos na atmosfera. Já o problema da destruição da camada é que, com um buraco aberto nela, a humanidade fica exposta aos males do Sol sem filtro: câncer e mais uma variedade de doenças.

O que pode ser feito para evitar problemas ambientais devido à utilização dos clorofluorcarbonetos?

O que pode ser feito para evitar problemas ambientais devido à utilização dos clorofluorcarbonetos? Aumentar o preço dos refrigeradores, para desestimular o consumo.

O que a diminuição de ozônio pode provocar?

De acordo com números do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), a cada 1% de destruição da Camada de Ozônio, aproximadamente 50 mil novos casos de câncer de pele e 100 mil novos casos de cegueira, provocados por catarata, surgem no mundo.

Qual o gás que substitui o CFC?

dióxido de carbono

Qual o gás que pode substituir os CFCs e não afeta a camada de ozônio?

Resposta. Resposta: Posteriormente, os HCFCs foram substituídos pelos hidrofluorcarbonetos, os HFCs, que são livres de cloro e por isso não prejudicam a camada de ozônio.

O que é hidrofluorcarbonos?

Os hidrofluorocarbonetos (HFC) foram criados como alternativa aos clorofluorcarbonetos (CFC), e são gases de refrigeração contendo hidrogênio, flúor e carbono. Os hidrofluorocarbonetos são climaticamente muito ativos e extremamente persistentes no ambiente, sendo gases de efeito estufa muito potentes.

Qual a melhor alternativa para a substituição dos HFC's?

Pensando em substitutos ao R22, a família dos HFC (R404A e R134a) aparece na linha sucessória como alternativa tecnicamente mais fácil, pois há pouco impacto na mudança, quanto a mão de obra para operação e manutenção.

Qual a importância da substituição dos CFCs pelos gases butano e propano?

A finalidade da utilização dos gases isobutano, butano e propano neste aerossol é A) substituir o CFC, pois não reagem com o ozônio, servindo como gases propelentes em aerossóis. ... servir como propelentes, pois, como são muito reativos, capturam o Freon existente livre na atmosfera, impedindo a destruição do ozônio.

Qual o impacto causado pelos gases que são utilizados para substituir aqueles que eram danosos à camada de ozônio?

Resposta: CFCs e similares sintéticos gases quebrar a camada de ozônio na estratosfera, permitindo a radiação ultravioleta prejudicial. ... Quando compostos como os CFCs (clorofluorcarbonos) são liberados, eles são dissociados pela luz solar em radicais de cloro.

Qual a função dos fluidos refrigerantes?

O fluido refrigerante ou fluido frigorífico, popularmente chamado de gás, é um componente fundamental do processo de resfriamento e aquecimento dentro de um ciclo de refrigeração por compressão de vapor, que é o tipo de ciclo empregado em processos de refrigeração e ar condicionado.

Quais as principais propriedades do gás freon?

Gás freon possui fórmula molecular CCl2F2 e características como baixa toxidez - ao nível da terra, pois quando atinge altitudes elevadas pode representar uma ameaça à camada de ozônio, confira em Ozônio. Como podemos ver através de sua fórmula, esse gás é clorado (presença de cloro) e fluorado (presença de fluor).