Beta-2-globulina A BMG é um marcador de atividade celular, sendo importante para detectar tumores linfocitários, por exemplo, além de poder ser utilizada na prática clínica com o objetivo de acompanhar o paciente com câncer, de modo a verificar se o tratamento está sendo eficaz.
As gamaglobulinas são anticorpos que têm função de defesa do corpo. Em geral podem estar elevadas em processos inflamatórios, mas o mais importante na verdade é a avaliação completa do perfil das proteínas séricas.
É a principal proteína circulante no organismo humano e é responsável pelo transporte plasmático de várias substâncias. O fígado é o único órgão responsável pela produção da Albumina. As Globulinas abrangem enzimas, anticorpos e mais de 500 outras proteínas.
Medida da microalbuminúria Atualmente é utilizada a relação albumina (mg) dividida por creatinina (g) em amostra de urina para o diagnóstico da proteinúria. O resultado obtido com essa relação apresenta excelente correlação com o obtido na dosagem realizada em urina de 24 horas.
No exame de proteínas totais e frações são medidas as quantidades de proteínas presentes na circulação sanguínea do indivíduo, permitindo mensurar os valores de componentes como albumina e globulina, além dos valores totais de proteína.
O nível da proteína é medido através de um exame de sangue comum, com o objetivo de avaliar a possibilidade de uma infecção, inflamação, risco de doenças cardiovasculares, neoplasias, doenças reumáticas, traumatismos e outras condições sérias.
As principais proteínas do plasma são a albumina, com papel importante na manutenção da pressão osmótica do sangue, e a imunoglobulinas, importantes anticorpos.
A parede interna dos vasos sanguíneos (endotélio) contém uma proteína designada de colagénio. Quando existe uma lesão e o colagénio fica exposto, as plaquetas são ativadas e vão iniciar a sua função na formação do tampão plaquetário.
Os principais componentes do sangue incluem: