Os índices de Castelli I e II são cálculos que demonstram os riscos cardiovasculares em relação aos lipídeos. Na população deste estudo, os valores se encontravam dentro do recomendado, diferente do que é descrito na literatura23.
Os valores de LDL-colesterol foram calculados pela fórmula de Friedewald (22). O índice de Castelli I foi determinado como a razão entre o colesterol total e o HDL-colesterol e o de Castelli II como a razão entre LDL-colesterol e HDL-colesterol (23).
Permitem avaliar o fator de risco para doenças cardiovasculares. Assim, quanto maior o nível de LDL e menor de HDL, maior será o risco o qual pode ser quantificado através dos índices de Castelli: Índice de Castelli I = colesterol total / HDL; Índice de Castelli II = LDL /HDL.
Quando os valores do HDL estão menores que 40 mg/dL, é preciso ficar alerta à possibilidade do aparecimento de doenças perigosas, principalmente as cardiovasculares. Isso porque o acúmulo de gordura nos vasos interrompe a passagem do sangue, o que pode desencadear complicações como: Acidente vascular cerebral (AVC);
Consumir a quantidade certa de gordura é ideal para manter o colesterol sob controle, e algumas estratégias alimentares para aumentar o HDL são:
Para aumentar a concentração de colesterol HDL no sangue deve-se consumir alimentos ricos em gorduras boas, como:
A BBC Brasil lista abaixo alguns sinais que podem indicar que você precisa procurar um médico:
Quais testes e exames fazer para saber se tenho diabetes? O diagnóstico só pode ser confirmado a partir de exames que medem a quantidade de glicose no sangue. Os principais tipos de exames são o de glicemia em jejum, o teste de glicemia capilar, o teste de tolerância à glicose (TOTG) e o exame da hemoglobina glicada.
A principal diferença entre o diabetes tipo 1 e o diabetes tipo 2 é que o diabetes tipo 1 é uma doença autoimune que faz com o que pâncreas pare de produzir insulina definitivamente.