Mucosa ou membrana mucosa é um tipo de tecido epitelial de revestimento interno das cavidades do corpo que têm contato com o meio externo. "O epitélio do intestino delgado, por exemplo, é constituído por uma camada simples de células cilíndricas, que lhe permitem executar sua principal função: absorver o alimento.
As gengivas normais devem ter uma cor rosa chiclete. Quando pressionados, eles devem clarear para uma cor branca ou rosa pálido. Em seguida, retornar rapidamente para a cor rosa normal quando você tirar o dedo da gengiva.
Portanto, para saber se seu cãozinho está com anemia é preciso ficar de olho nos sinais clínicos mais comuns:
Se vir a gengiva do seu cão muito clarinha ou branca não é bom sinal! Esta coloração das mucosas pode ser indicativo de uma anemia ou de uma hemorragia ativa. É um sinal de alerta que o deve fazer sempre procurar o médico veterinário mais próximo.
Se sua gengiva estiver branca, pode ser um sinal de leucoplasia. A Mayo Clinic define a leucoplasia como uma condição na qual manchas ou placas brancas formam-se na gengiva, assoalho da boca e interior das bochechas. Podem ocorrer também na língua. As manchas brancas que se formam não podem ser removidas por raspagem.
"Uma língua pálida ou branca pode ser sinal de algum enfraquecimento no organismo. Essa coloração de língua é vista em animais com anemia, leucemia, alterações de pressão arterial, perda de sangue, edema (retenção de fluidos), fraqueza generalizada, disfunção gastrintestinal, pulmões fracos, desnutrição e letargia.
A parvovirose canina é causada pelo parvovírus, um vírus muito resistente e capaz de provocar graves complicações gastrointestinais no cachorro. Em lugares internos e temperatura ambiente, o parvovírus pode sobreviver por cerca de dois meses e resistir a produtos de limpeza e desinfetantes.
Como já dissemos, a maioria dos casos aparecem em cachorros com idades entre as 6 semanas e os 6 meses de idade, e a doença apresenta taxas de mortalidade bastante elevadas- cerca de 30%.
A parvovirose é transmitida pelo parvovírus, e o cão se contamina pelo contato com fezes infectadas. O vírus é conhecido por conseguir sobreviver em qualquer tipo de objeto, como roupas, pisos e sapatos.
O eritema infeccioso é uma doença causada pelo vírus Parvovírus humano 19, podendo então essa doença ser denominada parvovirose humana. A infecção por esse vírus é mais comum de acontecer em crianças e adolescentes por meio do contato com secreções aéreas liberadas ao falar ou tossir, por exemplo.