Um monossacarídeo é a forma mais básica de carboidratos. Os monossacarídeos podem ser combinados através de ligações glicosídicas para formar carboidratos maiores, conhecidos como oligossacarídeos ou polissacarídeos. Um oligossacarídeo com apenas dois monossacarídeos é conhecido como dissacarídeo.
Os monossacarídeos, também conhecidos como carboidratos simples, estão presentes em frutas, legumes, cereais e funcionam como importantes fontes de energia. Para ter uma dieta saudável - e garantir o bom funcionamento do corpo - é de suma importância incluí-los na alimentação.
Os principais carboidratos
Resposta: Devido à alta polaridade, os monossacarídeos são sólidos cristalinos em temperatura ambiente, e assim como os oligossacarídeos, são solúveis em água. São insolúveis em solventes não polares.
A lactose é o açúcar presente no leite e seus derivados. É um hidrato de carbono, mais especificamente um dissacarídeo, que é composto por dois monossacarídeos: a glicose e a galactose.
A atividade da enzima lactase é essencial para a digestão da lactose. Produzidas pelas vilosidades intestinais que bordam o intestino delgado, a enzima lactase destrói as ligações entre glicose e galactose; os açúcares assim separados podem então ser digeridos normalmente.
A lactose é quebrada (ou hidrolisada) em glicose e galactose, pela enzima β – D galactosidase ou lactase, que se encontra presente em expressiva quantidade no jejuno, facilitando a absorção pela mucosa intestinal.
A enzima lactase é produzida pelas vilosidades intestinais as quais guarnecem o intestino delgado e que por sua vez, possui função de destruir as ligações entre a glicose e galactose e então após esses acúcares serem abstraídos são digeridos normalmente.
A nutricionista afirma que não há tratamento para aumentar a capacidade de produção de lactase, mas a boa notícia é que os sintomas são facilmente controlados com algumas adaptações na dieta. Nos casos em que o leite é essencial, como para os recém-nascidos, a opção é o leite de soja, livre da lactose.