As monções são um fenômeno climático que provoca fortes chuvas e longas secas durante diferentes períodos do ano. ... Ora o seu movimento vai do Oceano Índico para o continente, caracterizando a monção de verão ou marítima, ora vai do continente asiático para o oceano, caracterizando a monção de inverno ou continental.
Como se formam as monções O mar nas proximidades e o ar acima do mar estão mais frios. O ar quente sobre a terra sobe, devido a que o ar quente é mais leve que o ar frio. Em seguida, o ar mais frio do mar substitui o ar que subiu. Este fenômeno é a monção de verão.
As imagens representam respectivamente: 1) monções de inverno (secas), quando o ar úmido que estava sobre o continente desloca-se para o oceano. Com isso, diminui-se a umidade do continente, gerando um longo período de seca; 2) monções de verão (chuvosas), quando o continente aquece-se mais rapidamente que o oceano.
Monções de verão Assim ocorre a circulação atmosférica do clima monçônico no verão. Os ventos úmidos e frios do Oceano Índico e dos mares do litoral asiático sopram em direção ao continente provocando volumosas precipitações. ... Essa corrente de ar de verão é chamada de "monção sudoeste" na Ásia.
O fenômeno acontece em aproximadamente 25% da área tropical do planeta, mas seus efeitos são mais visíveis no sul e sudeste asiáticos, especialmente em países como Índia, Paquistão e Bangladesh.
Durante o verão, a monção se desloca do oceano para o continente, levando um alto volume de chuva, que causa alagamentos, mas também permite a produção de arroz, a risicultura. “Durante o inverno, a condição será de seca extrema”, explica Costa, lembrando que o movimento da monção é do continente para o oceano.
Podemos afirmar que o continente e a atividade econômica mais afetada por esse fenômeno das as chuvas de monções: ... Além disso, a atividade mais afetada por esse fenômeno é a agricultura, estritamente as plantações de chá e também de arroz. A alta quantidade de chuvas regular é um fator que produz boas colheitas.
Resposta. Resposta: Poderíamos estabelecer como ponto positivo do regime das Monções o fato de que elas surgem após intensas secas, causando chuvas e reabastecendo as regiões. Como aspecto negativo, essas chuvas podem se tornar intensas e causar o desmoronamento de casas e afetar a vida da população.
Resposta. os monções podem levar muita chuva, para determinadas regiões. Capaz de causar enchentes, alagamentos e até doenças entre outras coisas.
Monções: São ventos que mudam de direção de acordo com as estações do ano, levando ar úmido do oceano para o continente em uma determinada época e ar seco da terra para o mar em outra. Os monções podem levar muita chuva para essas regiões, podendo causar alagamentos, enchentes, deslizamentos, doenças, etc.
Resposta. Resposta: As monções são muito importantes para a agricultura na Índia e em outros lugares. ... Monção é a designação dada aos ventos sazonais, em geral associados à alternância entre a estação das chuvas e a estação seca, que ocorrem em grandes áreas das regiões costeiras tropicais e subtropicais.
Países como a Índia, Laos e o Vietnã, localizados no sudeste asiático, se beneficiam da influência dos ventos monções para o desenvolvimento de atividades econômicas, mais precisamente, na prática agrícola, no cultivo de arroz.
Resposta. As monções são responsáveis pelas chuvas durante o verão, o que é bastante benéfico para a agricultura local.
Resposta. No sul e sudeste da Ásia, nas vastas planícies e vales fluviais de clima tropical, o arroz é o principal alimento há milênios. O ciclo produtivo da rizicultura acompanha o fenômeno das monções. As massas de ar se deslocam dos centros de alta pressão para os de baixa pressão.
mon·ção ção. 1. [ Meteorologia ] Vento sazonal que sopra em regiões costeiras tropicais e subtropicais, nomeadamente no Sudeste asiático, associado à alternância entre a estação seca e a estação das chuvas.
A Ásia das Monções é formada tanto por países de economia capitalista, como a Índia, Bangladesh, Indonésia etc., quanto por países que já viveram a experiência socialista, como certos países da Indochina.
São ventos que mudam de direção de acordo com as estações do ano, levando ar úmido do oceano para o continente em uma determinada época e ar seco da terra para o mar em outra.
As Monções marítima é um vento sazonal que é produzido pelo deslocamento do cinturão equatorial. No verão, os ventos sopram do sul para o norte, carregados de chuvas. No inverno, são ventos do interior que vêm secos e frios. Especialmente são formadas no Oceano Índico e no Sul da Ásia.
As chamadas monções foram expedições fluviais que, entre a segunda década do século XVIII e a primeira metade do século XIX, mantiveram contato entre a capitania de São Paulo e a capitania de Mato Grosso, no Brasil.
As monções fazem parte de um clima caraterístico do sudeste asiático, a relação coma agricultura é porque é um período que chove muito e acaba favorecendo o cultivo das plantas, principalmente do arroz ( planta muito utilizada no cultivo nessa parte do mundo).
Resposta: Explicação: As diferenças na temperatura e pressão deslocam as correntes marítimas para a costa da asia,elevando os incides pluviométricos em uma determinada parte do ano ( No verão de junho a agosto) causando enchentes,e mortes,apesar da população ja ter se adequado ao fenômeno climático.
Resposta. As monções são muito importantes para a agricultura na Índia e em outros lugares. Os agricultores dependem das chuvas de monção para suas plantações, como as de chá. ... As inundações provocadas pelas fortes chuvas de monção também podem danificar as culturas.
Durante o período mais frio do inverno, o ar mais denso acumula-se sobre a superfície continental da região asiática e forma uma zona de alta pressão. Assim, o ar tende a se deslocar para as regiões oceânicas, que, nesse momento, estão mais quentes, levando consigo toda a umidade do ar e nuvens de chuva.
Assim, o termo monções está associado aos ventos que mudam de direção de acordo com as estações do ano, levando ar úmido do oceano para o continente em uma determinada época e ar seco da terra para o mar em outra. Assim, as monções trazem períodos de chuvas intensas durante o verão e estiagem durante o inverno.
O período das monções representado é o de verão de baixa pressão. As monções ocorrem de julho a setembro e caracterizam-se pela grande intensidade.
Monção (do árabe: موسم [mausim], estação) é a designação dada aos ventos sazonais, em geral associados à alternância entre a estação das chuvas e a estação seca, que ocorrem em grandes áreas das regiões costeiras tropicais e subtropicais.
Os ventos constantes são aqueles que ocorrem de forma periódica e cujas características não fogem a determinados padrões gerais. São divididos em ventos alísios e contra-alísios. Ventos alísios: sopram constantemente das zonas polares e dos trópicos em direção à linha do equador.
Os ventos são geralmente classificados de acordo com a sua escala, rapidez, tipos de forças que os provocam, regiões em que ocorrem e com o seu efeito. ... Os ventos de longa duração têm vários nomes de acordo com a sua intensidade média, como brisa, vento forte, ventania, tempestade ou furacão.
As monções são mais observáveis no sul e sudeste asiático, apesar de acontecer também em outros continentes. A grande massa continental asiática resfria mais rápido do que os oceanos que a circundam, dessa forma uma intensa zona de alta pressão ocorre no centro do continente.
Os alísios são ventos úmidos, que sopram dos trópicos para o equador, provocando chuvas nesta região. Os ventos contra-alísios sopram do equador para os tópicos. São ventos secos que ocorrem ao longo dos trópicos onde se encontram os maiores desertos da Terra.