Resposta: Ligações químicas são conjunções estabelecidas entre átomos para formarem moléculas ou, no caso de ligações iônicas ou metálicas, agregados atômicos organizados de forma a constituírem a estrutura básica de uma substância ou composto. Na natureza existem por volta de uma centena de elementos químicos.
As ligações químicas entre dois átomos ocorrem quando a força de união entre eles é suficiente para dar origem a um agregado estável, ou seja, os átomos irão se ligar com o objetivo de completar a sua camada de valência e atingir a estabilidade.
Os átomos se unem através do compartilhamento dos elétrons de valência. Este compartilhamento acontece até atingir oito elétrons “REGRA DO OCTETO”. Na formação de uma ligação covalente os átomos tendem a completar seus octetos pelo compartilhamento de elétrons.
Ou seja, os átomos se ligam na tentativa de se estabilizarem, podendo ser através de ligações iônicas, onde há trocas de elétrons, ou através de ligações covalentes, os elétrons são compartilhados.
Resposta. Átomos se ligam para adquirir maior estabilidade. Os átomos ligam-se basicamente através de ligação iônica, na qual há transferência de elétrons de um átomo para outro, e ligação covalente, na qual ocorre compartilhamento de elétrons por dois átomos.
As ligações químicas entre dois átomos ocorrem quando a força de união entre eles é suficiente para dar origem a um agregado estável, ou seja, os átomos irão se ligar com o objetivo de completar a sua camada de valência e atingir a estabilidade.
Trata-se de uma regra química onde os átomos tendem a combinar-se de modo a ter, cada um, oito elétrons na sua camada de valência, ficando com a mesma configuração eletrônica de um gás nobre.
Uma ligação iônica envolve forças eletrostáticas que atraem íons de cargas opostas. ... Esse tipo de ligação geralmente ocorre entre um átomo ou agrupamento de átomos que tem tendência a ceder elétrons e um átomo ou agrupamento de átomos que tem tendência a receber elétrons.
Características das ligações iônicas Diferentemente das ligações covalentes, em que há o compartilhamento de elétrons, nas ligações iônicas os elétrons são doados ou recebidos pelos átomos. Também chamada de ligação eletrovalente, a ligação iônica é produzida entre íons (cátions e ânions), daí o termo "iônica".
A ligação iônica é formada pela atração eletrostática entre íons de cargas opostas, positivos (cátions) e negativos (ânions). Nesta ligação a transferência de elétrons é definitiva.
Fórmulas para representar as Ligações Iônicas
A fórmula eletrônica de Lewis mostra os elétrons da camada de valência de cada átomo e coloca lado a lado os que estão sendo compartilhados. ... Gilbert N. Lewis propôs, então, uma forma de representar essas ligações que se estabeleciam nas moléculas, que ficou conhecida como Fórmula Eletrônica de Lewis.
A ligação iônica ocorre com formação de íons, que se associam por atração eletrostática. Ocorre entre metal, que tem tendência a perder elétron, e um não metal, que tem tendência a receber elétrons. Um exemplo desse tipo de ligação é o cloreto de sódio (NaCl), formado pelos elementos sódio () e cloro ().
NaCl
A2B3
Para formar um composto iônico é necessário pelo menos um metal e um não metal. O elemento metálico geralmente é um íon de carga positiva (cátion), e o elemento não metálico um íon de carga negativa (ânion).
Resposta. Cálcio é um metal alcalionoterrroso, ou seja, valência 2+.
Resposta. Resposta: A resposta é a letra c, pois a fórmula é CaCl2 e a substância é iônica.
Verificado por especialistas. Podemos afirmar que a formula do composto formado na situação mediante a qual os átomos do elemento genérico M que formam cátions trivalente ligam-se com átomos do elemento Y pertence a família dos calcogênios é: M2Y3 . Y: forma ânion bivalente, Y2- (pertence à família 16, do oxigênio).
Questão 2. Qual a fórmula do composto formado entre os elementos 20Ca40 e 17Cl35 e qual a ligação envolvida? CaCl, iônica.
Resposta. Cálcio possui 2 elétrons em sua camada de valência e é um cátion, doará dois elétrons para formar um composto com cloro, pois o cloro precisa receber 1 elétron, sendo 2 elétrons do Ca, precisará de 2 átomos de Cl. Formando uma ligação iônica (ligação entre um metal e ametal): CaCl2, cloreto de cálcio.
O composto formado será o Na₂S através da ligação iônica.
Olá! Essa pergunta é muito simples, basta vc fazer a distribuição eletrônica e vc chegará que o elemento A é um alcalino terroso (2A) e o B é um Halogênio ( 7A), ou seja, o elemento A é A^2+ e o B é B^1-. Portanto, o a fórmula do composto fica AB2 e está ligado por uma ligação iônica, espero ter ajudado.
Quando átomos do elemento A (Z = 38) se combinam a átomos do elemento B (Z = 17), obtém-se um composto cuja fórmula e tipo de ligação são, respectivamente: * 5 pontos. a) AB e ligação covalente.
Quando átomos do elemento (Z=12) se combinam a átomos de elemento B (Z=17), obtém-se um composto cuja fórmula e tipo de ligação são, respectivamente: a) AB2 e ligação iônica.
Esse tipo de ligação química, em que todos os átomos precisam receber elétrons (hidrogênio, ametais e semimetais) e em que há o compartilhamento de elétrons em pares, é chamado de ligação covalente. ... Essa nuvem (ou mar) de elétrons funcionaria como uma ligação metálica que manteria os átomos unidos.