A deficiência pode ser causada ao não ingerir uma quantidade suficiente de frutas e verduras. As pessoas se sentem cansadas, fracas e irritáveis. A deficiência grave, chamada escorbuto, causa hematomas, problemas nas gengivas e nos dentes, cabelo e pele secos e anemia.
Esses sintomas, comuns entre os marinheiros na época das grandes navegações, indicavam a ocorrência de escorbuto, doença nutricional provocada pela falta de vitamina C que pode levar à morte. A causa era a ração dos tripulantes, escassa e que não continha frutas e verduras.
O escorbuto é uma doença causada pela deficiência de vitamina C. Apresenta sintomas como a hemorragia gengival, e a prevenção é feita mediante ingestão diária de vitamina C.
Resposta. a carência das vitaminas C e B1!
Entre os séculos XVI e XIX, assumia-se que em cada viagem cerca de metade dos marinheiros morreria de escorbuto. A descoberta de que o escorbuto pode ser tratado com a ingestão de citrinos é geralmente atribuída ao cirurgião escocês da Marinha Real Britânica James Lind, em 1753.
Escorbuto de rebote Esta acontece quando a pessoa consome uma superdosagem do nutriente e, depois, para repentinamente. NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;) Não existem outros tipos de escorbuto e, sim, estágios da doença - que, em níveis avançados, pode até causar a morte do paciente.
O escorbuto é uma doença que surge como conseqüência da falta extrema de vitamina C no organismo. A falta de vitamina C desencadeia uma série de desequilíbrios no organismo, sobretudo na produção do colágeno. - Hemorragias na pele com demora no processo de cicatrização.
A vitamina C é um antioxidante, ou seja, ajuda a proteger as células contra, por exemplo, os efeitos dos radicais livres, moléculas produzidas quando o corpo é exposto à poluição ou cigarro. Os radicais livres podem ainda favorecer o surgimento de doenças cardíaca, alguns tipos de câncer e outras doenças.
O melhor horário para ingerir o nutriente e garantir uma pele mais bonita é ao longo do dia, podendo ser pela manhã ou período da tarde. Para resultados ainda melhores, é importante associar a ingestão de vitamina C com pelo menos 2l de água e uma alimentação balanceada.
Tratamentos para manchas – Entre 2 e 3 meses Já os tratamentos com antioxidantes como a vitamina C trazem efeitos a partir do segundo mês de uso e são recomendados para todos os tipos de pele.
“Caso deseje usar os dois, aplique primeiro o produto mais forte, leia-se os com vitamina C, retinol e outros ácidos, e em seguida o hidratante”, recomenda Pupo.
Nesse caso, o ideal é que o antioxidante seja utilizado na pele antes do hidratante facial e do protetor solar. Seguir essa ordem é fundamental para que a pele possa absorver os benefícios da vitamina C, aumentando sua defesa contra os radicais livres que tendem a ser gerados com a exposição solar.
Orienta-se que a ingestão seja realizada uma hora antes das refeições (5). Assim a prescrição deve ser sulfato ferroso, 40 mg, 1 comprimido, via oral, 1 hora antes do almoço. A suplementação de ácido fólico na gestação faz parte da estratégia para prevenção da anemia do Programa Nacional de Suplementação de Ferro².