Significado de Inicial substantivo feminino Designação atribuída à primeira letra do nome de alguém; a letra que inicia uma palavra. Tipologia. Letra Capitular.
Além da consciência fonológica, o conhecimento do nome das letras tem sido apontado como uma das variáveis que melhor predizem os resultados na aprendizagem da leitura e escrita. Entretanto, uma grande parte dos estudos sobre o tema tem sido realizada na língua inglesa. O objetivo desta pesquisa é analisar as relações entre conhecimento do nome das letras, escrita inventada de palavras e habilidades em consciência fonológica em pré-escolares brasileiros, falantes do português. Participam da pesquisa 35 crianças (20 meninas e 15 meninos) com idades variando entre 5 anos e 7 meses e 6 anos e 10 meses de idade, alunos de uma pré-escola pública que atende famílias de baixa renda. Os participantes responderam a provas de conhecimento de letras e consciência fonológica. Também foram solicitados a escrever palavras que diferiam entre si em função do nome da consoante inicial das palavras poder ser detectado integralmente (ex: dedo) ou apenas parcialmente (ex: bicicleta; limão; mandioca) na pronúncia das mesmas. Os resultados indicam forte correlação entre conhecimento do nome das letras e escrita, sendo que o efeito facilitador do conhecimento do alfabeto sobre a escrita é significativamente maior no caso do nome da letra poder ser identificado no início da palavra a ser escrita. Conclui-se que o conhecimento do nome das letras constitui uma das habilidades fundamentais para o domínio dos sistemas alfabéticos de escrita também na língua portuguesa.
Tarefa de Consciência Fonológica. Esta prova, elaborada com base no instrumento proposto por Capovilla e Capovilla (2000) é composta por sete itens experimentais e foi aplicada individualmente aos participantes, em sua forma oral:
Há também a hipótese de que o conhecimento do nome das letras sensibiliza o aprendiz para a natureza fonológica da escrita, pois o nome de muitas letras corresponde aos fonemas ouvidos nas palavras (de Abreu & Cardoso-Martins, 1998; McBride-Chang & Treiman, 2003; Cardoso-Martins & Batista, 2005, Treiman & Kessler, 2003). Há evidências de que as crianças utilizam seu conhecimento do nome das letras nas tentativas de conectar a escrita à fala (Treiman & Kessler, 2003; Levin e cols., 2002; Cardoso-Martins & Batista, 2005).
Além disso, conhecer a letra inicial de palavras também ajuda a melhorar a capacidade de comunicação e compreensão de uma pessoa. Ao identificar a letra inicial de uma palavra, é possível fazer associações com outras palavras semelhantes e construir um vocabulário mais amplo.
Tarefa de escrita 1 (TE 1): é possível ouvir o nome da consoante inicial na pronúncia das palavras (palavra-nome inteiro da letra): Beijo, Dedo, Queijo, Veia, Telefone, Geladeira, Zebra.
Mann, V.A. & Foy, J.G. (2003). Phonological awareness, speech development, and letter knowledge in preschool children. Annals of Dyslexia, 53(1), 149-173. [ Links ]
(2) Rima - a criança deve julgar, dentre três palavras, quais são as duas que terminam com o mesmo som. Ex: /queijo/ -/moça/ - /beijo/ = /queijo/ - /beijo/
Wagner, R. K.; Torgensen, J. K. & Rashotte, C. A. (1994). Development of reading-related phonological processing abilities: New evidence of bidirectional causality from a latent variable longitudinal study. Developmental Psychology, 30, 73-87. [ Links ]
Además de la conciencia fonológica, el conocimiento de los nombres de las letras ha sido considerado como una de las variables que mejor predicen los resultados en el aprendizaje de la lectura y de la escritura. Sin embargo, una gran parte de los estudios sobre el tema han sido realizados solo en lengua inglesa. El objetivo de esta investigación es analizar la relación entre el conocimiento de los nombres de las letras, la escritura inventada de palabras y las habilidades de conciencia fonológica en niños preescolares de Brasil, hablantes de portugués. Los participantes fueron 35 niños (20 niñas y 15 varones) con edades comprendidas entre los 5 años y 7 meses y 6 años y 10 meses de edad, estudiantes de una escuela preescolar pública al servicio de las familias de bajos ingresos. Los participantes respondieron a las pruebas de conocimiento de las letras y de conciencia fonológica. También se les pidió escribir palabras que diferían entre sí en función del nombre de la consonante inicial de las palabras y que pueden ser detectados por completo (por ejemplo: dedos) o sólo parcialmente (por ejemplo: bicicleta, limón, yuca) en la pronunciación de las mismas. Los resultados indican una fuerte correlación entre el conocimiento de los nombres de las letras y la escritura, siendo que el conocimiento del alfabeto trae un efecto facilitador sobre la escritura, y es significativamente mayor en el caso del nombre de la letra a ser identificada al comienzo de la palabra a ser escrita. A partir de estos resultados se desprende que el conocimiento del nombre de las letras constituye una habilidad fundamental para el dominio del sistema de escritura alfabética también en portugués, tal como en el inglés.
Sobre esta aula: Esta é segunda aula de um conjunto de três planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é que o aluno possa identificar e comparar os fonemas (sons) iniciais dos nomes dos produtos da lista de compras.
Aprender a letra inicial de figuras e desenhos é uma habilidade fundamental na alfabetização e na aquisição da linguagem escrita. Conhecer a letra inicial de uma palavra é uma das primeiras etapas no processo de aprendizagem da leitura e da escrita. É um importante passo para ajudar as crianças a desenvolver a consciência fonêmica, ou seja, a capacidade de reconhecer e manipular os sons das palavras faladas.
Se achar conveniente para a turma, encaminhe uma atividade para registro, por WhatsApp, e-mail ou impressa, que visa completar a letra inicial de alguns produtos (disponível aqui).
Resposta ✅ para PRIMEIRA LETRA DE UMA PALAVRA em Palavras Cruzadas....As soluções melhores.
Definição | Resposta | Letras |
---|---|---|
Primeira Letra De Uma Palavra | Sincope 7) | 10 |
Considerando-se que o conhecimento do nome das letras frequentemente é anterior ao conhecimento do som das letras e que o nome das letras muitas vezes contém sons relevantes das letras, autores têm sugerido que o conhecimento do nome das letras facilitaria o domínio da correspondência letra/som, necessário para o desenvolvimento da habilidade de decodificação (Ehri, 1986; Stuart & Coltheart, 1988, Treiman & Kessler, 2003).
Sobre esta aula: esta é segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é identificar a letra inicial de palavras.
No Brasil existe um número considerável de pesquisas que investigaram a relação entre consciência fonológica e aquisição da linguagem escrita do português (Barrera & Maluf, 2003; Capellini & Ciasca, 2000; Capovilla & Capovilla, 1997, 1998, 2000; Cardoso-Martins, 1991; Carnio & Santos, 2005; Guimarães, 2003; Santos & Maluf, 2004;). Entretanto, são poucos os estudos que examinaram a relação entre conhecimento do nome das letras e aquisição da linguagem escrita (Cardoso-Martins, Resende & Rodrigues, 2002; Cardoso-Martins & Batista, 2005), bem como a relação entre esse conhecimento e habilidades de consciência fonológica.
Bowey, J. & Francis, J. (1991). Phonological analysis as a function of age and exposure to reading instruction. Applied psycholinguistics, 12 (1), 91-121. [ Links ]
Considerando o grande número de hipóteses explicativas para a relação entre conhecimento do nome das letras e habilidades iniciais de leitura, é possível pensar que talvez nenhuma delas sozinha consiga explicar a força preditora do conhecimento do nome das letras. Pode ser que a força preditora desse conhecimento esteja ligada tanto a uma medida multidimensional de conhecimentos importantes, como a fatores cognitivos e não cognitivos (Share, 2004).
O conhecimento das letras também surge como um fator importante na aprendizagem da leitura. Resultados de diversas pesquisas têm sugerido uma forte correlação entre conhecimento do nome das letras e sucesso na aprendizagem inicial da linguagem escrita (Cardoso-Martins & Batista, 2005; Cardoso-Martins, Corrêa & Marchetti, 2008; Levin, Patel, Kushnir & Barad, 2002; Treiman & Kessler, 2003). Segundo Morais, Leite e Kolinsky (2013), depois da consciência fonêmica, o conhecimento do nome das letras "é uma das variáveis que melhor predizem as diferenças interindividuais em leitura" (p. 27). De acordo com Bowey (2013), a sensibilidade fonológica e o conhecimento do nome das letras podem ser considerados co-determinantes da capacidade inicial de leitura.
Cardoso-Martins, C. & Batista A.C.E.(2005). O conhecimento do nome das letras e o desenvolvimento da escrita: evidência de criança falantes do português. Psicologia, Reflexão e Crítica, 18 (3), 330-336. [ Links ]
Outra colaboração possível é auxiliar na organização dos produtos, escrevendo as letras do alfabeto em folhas e conversando com a criança para, no final da atividade, ela ter a responsabilidade de colocar cada item no devido lugar.