Na língua padrão, especialmente na escrita, ficou convencionado apresentar ideias similares numa forma gramatical idêntica. Se essa norma for transgredida, diz-se que há erro de paralelismo.
Como vimos, o paralelismo é um dos mecanismos responsáveis por garantir a clareza de um texto. Selecione a seguir a alternativa que não apresenta problemas quanto ao paralelismo: ( ) Os dirigentes tomam muitas atitudes como informar os funcionários, oferecimento de refeições e pagamento de férias antecipadas.
Olá! O paralelismo compreende a presença de relação e coerência entre diferentes termos em uma frase. ... A ausência deste mecanismo torna o texto confuso, passível de ambiguidade, dúvidas e frases não compreendidas completamente. Logo, a alternativa correta compreende a letra a.
Pode-se dizer que houve paralelismo sintático entre as orações que compõem os versos acima? ... Observe o paralelismo criado nos versos: Não só morder o fruto amargo mas também avisar aos outros quanto é amargo. Agora, coordene as orações, substituindo não só...
Há paralelismo quando há um encadeamento harmonioso e lógico entre as diferentes partes da oração e do texto. Para haver paralelismos, é necessário que haja correspondência e semelhança entre duas palavras, ideias, termos,… que possam ser comparadas entre si.
A sintaxe é a parte da gramática que se preocupa com a relação entre as palavras. A semântica forma o sentido. ... Equivale a anoiteceu, a palavra "noite" se relaciona com a palavra “ela", explicando quem é "ela", como se houvesse o “ou seja.”
A Semântica é a área da Linguística que estuda o significado das palavras, das frases, das expressões, etc., em um contexto específico. ... Essa relação entre os diferentes significados de uma palavra é chamada de relação de sentido.
A semântica é a área da linguística que estuda o significado e a sua relação com o significante. O significado está associado ao sentido e, portanto, ao conteúdo e ao contexto; o significante está associado à forma (de palavras ou de sinais, de grafia ou de som).
Léxico: é o conjunto de palavras usadas em uma língua ou em um texto. ... Semântica: é o estudo das significações das palavras, ou seja, do significado de cada vocábulo existente na língua. Dessa forma, campo lexical é formado pelas palavras que derivam de um mesmo radical.
Essa característica confere ao léxico a qualidade de ser “ecologicamente correto”, conforme Basílio (2004, p. 10). Segundo ela, “temos um banco de dados em permanente expansão, mas utilizando sobretudo material já disponível, o que reduz a dependência de memória e garante comunicação automática”.
Léxico é o conjunto de palavras pertencentes a determinada língua. Por exemplo, temos um léxico da língua portuguesa que é o conjunto de todas as palavras que são compreensíveis em nossa língua. Quando essas palavras são materializadas em um texto, oral ou escrito, são chamadas de vocabulário.
As palavras léxicas são aquelas que possuem significado independente (como substantivo (N), verbo (V), adjetivo (A), advérbio (Adv) ou preposição (P). ... Como uma palavra pode ter mais de um significado, também pode ter mais de uma definição lexical. Definições léxicas são verdadeiras ou falsas.