EQST

O Que Hipoplasico?

O que é Hipoplasico?

A hipoplasia é a diminuição da atividade formadora dos tecidos orgânicos (pele, músculos, etc.). A diminuição de um tecido em um determinado órgão ou parte do corpo, afeta o local tornando-se menor e mais leve que o normal, mas os padrões básicos de sua arquitetura continuam os mesmos.

O que é síndrome de hipoplasia do coração esquerdo?

A síndrome de hipoplasia do coração esquerdo (SHCE) é formada por uma série de anomalias cardíacas que resultam no subdesenvolvimento das estruturas no lado esquerdo do coração. Caracteriza-se pela atresia aórtica ou estenose grave com hipoplasia ou ausência do ventrículo esquerdo1.

O que é hipoplasia no cérebro?

As hipoplasias cerebelosas são malformações em que o cerebelo se apresenta pequeno mas totalmente formado. Dividem-se em focais e difusas ou generalizadas. Por vezes, torna-se difícil a distinção entre atrofia cerebelosa (condição progressiva) e hipoplasia (condição não progressiva).

O que é hipoplasia do segmento A1 da artéria cerebral?

Hipoplasia do segmento A1 foi definido por analise qualitativa, quando havia uma nítida assimetria entre os dois segmentos A1 direito e esquerdo bem como o padrão fetal da artéria cerebral posterior. Para análise de hipoplasia foram medidos os diâmetros dos segmentos A1.

O que é hipoplasia da artéria cerebral direita?

Artéria Carotida Interna; Hipoplasia; Anormalidade Congênita; Angiografía Por Tomografía Computadorizada. Hipoplasia da Artéria Carótida Interna (ACI) é uma anomalia congênita, na qual ocorre o estreitamento do calibre arterial, sendo observado 1 a 2 cm acima da bifurcação carotídea.

Onde se localiza a artéria vertebral?

A artéria vertebral se origina da primeira porção das artérias subclávias, segue um trajeto no espaço entre os músculos escalenos e longos da cabeça e pescoço, penetra nos forames transversos de C6 a C1.

O que é dissecção da artéria vertebral?

A dissecção da artéria vertebral (DAV) é uma dissecção (ruptura) do revestimento interno da artéria vertebral. Esta artéria situa-se no pescoço e fornece sangue ao cérebro.

Onde se localiza a artéria basilar?

A artéria basilar é formada pela junção das duas artérias vertebrais (direita e esquerda), na região do bulbo (próximo à nuca). A artéria basilar caminha pela face anterior do bulbo e ponte, e neste trajeto ascendente emite ramos arteriais importantes para irrigar esta e outras estruturas do encéfalo.

Qual parte da artéria vertebral se une para formar a artéria basilar?

A artéria basilar é uma artéria que é formada pela junção da artéria vertebral direita e esquerda (ambas ramos da artéria subclávia de cada lado). Ela tem um trajeto que passa pelo sulco basilar da ponte, anteriormente, situada no tronco mesencefálico.

Qual o nome da rede e qual a origem da artéria basilar?

As artérias vertebrais se anastomosam originado a artéria basilar, alojada na goteira basilar. Ela se divide em duas artérias cerebrais posteriores que irrigam a parte posterior da face inferior de cada um dos hemisférios cerebrais.

O que é Dolicoectasia?

Resumo: Introducao: A dolicoectasia consiste na presença de alongamento, dilatação e tortuosidade mais frequentemente encontrada nas artérias vertebral e basilar. Sua incidência varia entre 0,06% a 5,8% da população.

Qual a origem da artéria basilar?

A artéria basilar resulta da convergência das artérias occipitais direita e esquerda (95,8%), na região limítrofe entre medula espinhal e bulbo e termina dividindo-se, em correspondência à porção caudal dos pedúnculos cerebrais – com a ocorrência de variável número de tractos anastomóticos dispostos em rede – em dois ...

Qual é a origem da artéria cerebral média?

A artéria cerebral média tem sua origem no ramo rostral da artéria carótida do encéfalo, possuindo distribuição laterodorsalmente e atingindo a região do trígono olfatório assim como o sulco rinal lateral, preenchendo no entanto a fissura transversa do cérebro e distribuindo nas porções lateral, dorsolateral, ...

Como se dá a formação do polígono de Willis?

Quando se tornam confluentes na base do crânio, esses sistemas formam um polígono, que foi nomeado com o epônimo do grande pesquisador que o descobriu: Thomas Willis. Esse polígono é formado pelas seguintes artérias: cerebral posterior, comunicante anterior, carótida interna, cerebral posterior e comunicante posterior.

O que é o polígono de Willis?

O cérebro e as artérias da base do cérebro. O polígono de Willis ou círculo de Willis (também chamado de círculo arterial cerebral ou círculo arterial de Willis) é um círculo de artérias que suprem o cérebro. Foi nomeado em homenagem a Thomas Willis (1621-1673), médico inglês.

Onde está localizado o polígono de Willis?

O círculo arterial de Willis localiza-se no espaço subaracnóideo da base do cérebro e é formado por artérias provenientes dos sistemas carotídeo e vértebro-basilar, equilibrando a pressão sanguínea das mesmas.

Como funciona a circulação cerebral?

O encéfalo é irrigado pelas duas artérias carótidas internas e pelas duas artérias vertebrais (que são o primeiro ramo das artérias subclávias). Dois terços do fluxo cerebral derivam do sistema carotídeo e o restante do vertebral.

Como é a irrigação cerebral?

IRRIGAÇÃO DO ENCÉFALO GENERALIDADES • O encéfalo é vascularizado através de dois sistemas: vertebro-basilar (artérias vertebrais) e carotídeo (artérias carótidas internas).

O que significa artéria cerebral média?

Artéria Cerebral Média: Nos fetos comprometidos, o fluxo sanguíneo é redistribuído da periferia para o cérebro, fenômeno da redistribuição hemodinâmica. O doppler da artéria cerebral média é uma ferramenta útil como preditor de anemia fetal em gestações de risco.