O mercúrio é um elemento químico de número atômico 80 (80 prótons e 80 elétrons) e massa atómica 200,5 u.
Mercúrio (Hg) O mercúrio é um elemento químico do grupo 12 (metais de transição) que pertence ao sexto período da tabela periódica. O mercúrio apresenta uma configuração eletrônica d10s2, formando geralmente íons M2+.
2º) Hg (Família IIB, 6o período) Como o mercurio (Hg) é da família IIB e está no sexto período, seu subnível mais energético é o d10 e apresenta quatro níveis.
Since old age, when facts showed it has been obtained from the cinnabar, HgS, mercury was presence in important chemical discoveries and transformations, as in the experiments with HgO carried out independently by Karl Wilhelm Scheele (1742-1786) e Joseph Priestley (1733-1804), resulting in the oxygen discovery.
As primeiras observações telescópicas de Mercúrio foram feitas por Galileu Galilei em 1610. Em 1631, o astrônomo francês Pierre Gassendi observou a movimentação de Mercúrio em torno do Sol. A prova, contudo, de que traça uma órbita ao Sol só ocorreu em 1639, pelos estudos do astrônomo italiano Giovanni Zupus.
O mercúrio já era conhecido por antigos chineses e hindus antes de 2000 aC e foi encontrado em tubos em tumbas egípcias datadas de 1500 aC. Em torno de 500 aC, ele era usado para formar amálgamas com outros metais.
Foi descoberto na Grécia e seu nome deriva da fundição dos termos “água” e “prata” devido a suas características e também homenageia o Deus Mercúrio.
Hg
O mercúrio é um metal obtido através da ustulação de sulfetos e outros minerais. ... Esse metal, o único líquido à temperatura ambiente, e relativamente pouco reativo, é conhecido desde a antiguidade, com referências a ele vindas dos antigos hindus e chineses.
Como o Brasil adquire o mercúrio? Não existem minas de cinábrio no Brasil. ... O Brasil importa mercúrio tanto na forma metálica, na forma de compostos deste metal e também na forma de mercúrio adicionado em produtos.
Deve-se tomar cuidado ao manipular o mercúrio, de modo que não entre em contato com artigos feitos de metais preciosos, como anéis ou outras jóias. Alguns cuidados devem ser tomados no consultório odontológico: A) Evitar derrame de mercúrio no piso e nos móveis do consultório; B)
Um termômetro de mercúrio contém uma quantidade pequena do metal, mas o contato direto com a substância pode causar desde sintomas leves, como coceira e vermelhidão na pele e nos olhos, até interferências graves no metabolismo celular, em caso de exposição prolongada.
A intoxicação por mercúrio em animais pecuários ocorre, quase exclusivamente, como resultado de fornecimento acidental de grãos, ração peletizada ou concentrados tratados como agentes antifúngicos á base de mercúrio (RADOSTITS et al., 2002).
Para limpar o mercúrio de qualquer superfície em que ele tenha caído, deve-se utilizar luvas de borracha. ... Para limpar o chão, utilize pano úmido e água sanitária, lembrando-se de descartar o pano, a luva e o saco plástico após a limpeza.
Em caso de quebra de um termômetro, isole o local, feche janelas e portas. Use luvas de borracha e recolha o mercúrio com um material impermeável, como um saco de lixo ou papelão e coloque-o em um recipiente com água. A área, então, deve ser descontaminada. Misture água sanitária e água e ventile o local.
O mercúrio é um dos metais mais tóxicos da crosta terrestre, ocasionando em poluição ao meio ambiente afetando diretamente água, ar e solo implicando diretamente na saúde humana que ao ingerir ou inspirar o metal pode desenvolver toxidade nos rins, sistema nervoso e sistema cardiovascular.
A matéria não natural do meio ambiente pouco interage com a água, o que gera dificuldade da eliminação da mesma do organismo dos seres vivos. Logo, a bioacumulação é mais notada nos organismos consumidores, gerando perda da respiração e morte dos animais afetados.
Dentre os principais impactos ambientais negativos causados pelo homem, podemos citar a diminuição dos mananciais, extinção de espécies, inundações, erosões, poluição, mudanças climáticas, destruição da camada de ozônio, chuva ácida, agravamento do efeito estufa e destruição de habitats.
Os impactos causados pela revolução, principalmente na primeira e na segunda parte, foram os mais variados, como a abertura de buracos na camada de ozônio, a extinção de biomas, o derretimento de geleiras, a poluição de recursos hídricos e do solo, as mudanças climáticas, entre outros tantos.
O desmatamento, aquecimento global, a superpopulação e poluição são algumas das principais causas para a perda da biodiversidade. Danos ambientais na forma de perda de cobertura verde, perda de biodiversidade, grandes aterros, o aumento da poluição do ar e da água pode ser um grande desliga para a maioria dos turistas.
A atividade industrial é uma das principais causadoras da poluição dos nossos corpos hídricos. Isso porque grandes indústrias despejam toneladas de resíduos tóxicos em rios, prejudicando o ecossistema e tornando a água imprópria para o consumo.
Os sistemas de produção buscam a produção em escala e lucro a todo custo assim gerando produtos que depois de acabar sua vida útil serão resíduos sólidos, que vão para o meio ambiente promovendo dano ao ecossistema, com as diversas possíveis poluições.
Relembre os principais desastres ambientais ocorridos no Brasil