EQST

O Que Glicuronidaço?

O que é Glicuronidação?

A glicuronidação, a conversão de compostos químicos em glicuronídeos, é um método que os organismos usam para auxiliar na excreção de substâncias que não podem ser utilizadas como uma fonte de energia. ...

Qual a função da conjugação com ácido Glicurônico no processo da metabolização de um farmaco?

Conjugação com ácido glicurônico: É a principal envolvida no metabolismo de drogas e forma os glicuronídeos que é a maior fração de metabólitos de muitos fármacos que contém um grupamento fenol, álcool ou carboxil.

O que acontece com os farmacos na biotransformação?

Os fármacos podem ser biotransformados por oxidação, redução, hidrólise, hidratação, conjugação, condensação ou isomerização; mas, qualquer que seja o processo, o objetivo é de facilitar sua excreção. As enzimas envolvidas na biotransformação encontram-se em muitos tecidos, mas, em geral, concentram-se no fígado.

Para que serve a biotransformação?

Biotransformação, transformação metabólica ou bioconversão é o processo em que substâncias como fármacos, nutrientes, dejetos e toxinas dentro de um organismo, passam por reações químicas, geralmente mediadas por enzimas, que o convertem em um composto diferente do originalmente administrado.

Quais as possíveis consequências da biotransformação em uma substância química?

Embora o processo de biotransformação tenha por função facilitar a excreção de compostos lipofílicos, muitas vezes esse processamento traz certos efeitos à molécula referida já que houve uma modificação química na estrutura desta, que podem eventualmente levar a sérias consequências biológicas relevantes, sendo: ...

Como ocorre a biotransformação hepática de xenobióticos?

Esses mecanismos de biotransformação podem dividir-se em duas fases, que dependem de distintos processos bioquímicos: fase I e fase II. A fase I biotransforma os xenobióticos convertendo-os em substratos das enzimas da fase II, ao mesmo tempo em que os tornam mais hidrófilos.

O que é um metabolismo lento?

Um corpo com metabolismo mais lento, como o próprio nome sugere, demora mais para digerir os alimentos, absorver os nutrientes e transformar em energia.