O método qualitativo na geografia É indispensável ligar esses instrumentos a uma problemática e conceitos, formando um conjunto adaptado ao objeto de pesquisa. Na geografia pós-tournant culturel, o conceito-central do espaço geográfico ganhou modificações importantes para balizar as pesquisas socioespaciais.
O Determinismo (Escola Geográfica Alemã) é caracterizado pelo pensamento de que o meio natural determinava o homem. ... O Possibilismo (Escola Geográfica Francesa) contrapõe-se ao determinismo alemão, pois acredita na possibilidade de haver influências recíprocas entre o homem e o meo natural.
Caracterizada pelo uso de métodos matemático-estatísticos, essa nova geografia desenvolveu-se principalmente nas décadas de 1960 e 70. Na essência buscava a substituição do trabalho de campo pelos experimentos laboratoriais, com muitas mensurações, dados estatísticos, gráficos e tabelas bastante sofisticadas.
A geografia cultural é caracterizada pelo estudo dos manifestos culturais como religião, crenças, rituais, artes, formas de trabalho, ou seja, idéias de um grupo social de um povo. ... A cultura representa as atividades de um grupo seus conhecimentos.
AS CARACTERÍSTICAS DA GEOGRAFIA NEOPOSITIVISTA A escola neopositivista de Geografia se caracterizou por promover uma revolu- ção no pensamento geográfico, na tentativa de transformar a Geografia numa verda- deira ciência (“cientismo”). Essas transformações abrangeram três aspectos básicos.
Geografia marxista é uma geografia crítica que utiliza as teorias da filosofia e do marxismo para examinar as relações espaciais da geografia humana. ... Para compreender as relações geográficas, a estrutura social também deve ser examinada e sua base deve ser alterada, segundo a geografia marxista.
Ou seja, geografia representa o estudo científico da superfície terrestre. No século IV a.C., os gregos já utilizavam seus conhecimentos para observar o planeta como um todo. E foi por meio de estudos filosóficos e observações astronômicas que Aristóteles conceituou a Terra como uma esfera.
No passado, a Geografia como disciplina escolar era extremamente vinculada a conceitos definitivos. ... A divisão da ciência é negativa, uma vez que não é possível analisar somente a natureza, sem levar em conta a interferência constante que o homem desempenha no espaço geográfico.