O G.D.S é um método global de fisioterapia com abordagem biomecânica e comportamental, que atua na prevenção, no tratamento e na manutenção da boa organização corporal. Visa uma leitura precisa do gesto, da postura, das formas do corpo e do psicocorporal, favorecendo uma abordagem individualizada.
Segundo ele, são cinco cadeias: respiratória, posterior, antero-medial do quadril, anterior do braço e antero-medial do ombro, as quais são constituídas por grupos musculares específicos.
O que é? A síndrome cruzada da pelve é um desequilíbrio que atinge os músculos do quadril e muda a posição da pelve desorganizando a postura do individuo. Ela pode se manifestar atraves da rotação do quadril para frente (anteversão) ou para trás (retroversão).
Quais são as alterações posturais relacionadas com hipertonicidade da cadeia mestra posterior? Retificação lombar, hiperlordose cervical, genuvarum, pés cavos. ... Hiperlordose lombar, retificação cervical, genuvalgum, pés pronados.
Como melhorar a flexibilidade em cadeia posterior Tríceps surral é alongado com movimentos de flexão do tornozelo e os músculos lombares, com a flexão de quadril. Perceba que o movimento de flexão de quadril é muito importante para quem busca alongar sua cadeia posterior.
Descrição do exercício: Partindo da posição em decúbito ventral (barriga para cima), o aluno deverá fazer girar um pouco o tronco apoiando uma mão ao solo, deixar uma perna estendida com o mini band entre ela na altura da canela e a outra perna flexionada pressionando o mesmo no solo, em seguida fazer uma adução do ...
21 alongamentos e exercícios de força para fazer em casa
Alongamentos são exercícios voltados para o aumento da flexibilidade muscular. É uma prática fundamental para o bom funcionamento do corpo, que,além de prevenir lesões, proporciona mais agilidade e elasticidade.
Antes e depois de atividades físicas do dia a dia, como a caminhada, ou da prática de esportes no tempo de lazer, o alongamento melhora a flexibilidade do corpo possibilitando movimentos mais amplos, além de reduzir o risco de lesões. Exercícios de alongamento trazem benefícios à saúde em todas as faixas etárias.
O aquecimento e alongamento são fatores importantes nas práticas desportivas, pois eles ajudam na prevenção contra lesões, aumentam a flexibilidade, prepara o corpo para o exercício que será realizado e deixa o corpo mais relaxado.
O principal objetivo do aquecimento é preparar o organismo para o esporte, seja em treinamento, na competição ou no lazer. Ele visa obter o estado ideal psíquico e físico, a preparação para os movimentos e principalmente prevenir as lesões.
O aquecimento melhora a sua musculatura como um todo, fornece energia e disposição para seu corpo. Além de ter como principal objetivo a prevenção de lesões que possam ocorrer durante os exercícios e atividades. Já o alongamento tem como foco aumentar a sua flexibilidade por meio do estiramento das fibras.