O fósforo apresenta as rochas como grande reservatório e seu ciclo envolve plantas, animais e micro-organismos. Por estar presente principalmente nas rochas, esse ciclo tem início quando esse elemento torna-se disponível ao meio por meio da ação de agentes como chuva, sol e vento (processo de intemperismo).
O principal efeito do aumento da concentração de fósforo nas águas superficiais é a eutrofização, responsável pelo aparecimento de cianotoxinas (microcistinas). As microcistinas (MC) constituem um risco para a saúde pública, havendo então uma grande necessidade de evitar a contaminação das águas com fósforo.
O carbono é essencial para a sobrevivência dos organismos, pois ele participa da composição química de moléculas orgânicas, como a glicose. Sendo assim, o ciclo do carbono é bastante importante para os organismos vivos, pois garante a ciclagem desse elemento. ... Esse gás é capturado por organismos fotossintetizantes.
Podemos afirmar que os elementos químicos encontrados nos seres vivos podem circular pela natureza principalmente pelo ar, mas também acontecem com o decorrer da cadeia trófica de animal para animal, geneticamente, por exemplo.
1) Todos os seres vivos desse Planeta são feitos de basicamente de átomos de carbono, nitrogênio, hidrogênio, oxigênio e alguns outros elementos em menor quantidade.
Os ciclos biogeoquímicos são processos que ocorrem na natureza para garantir a reciclagem de elementos químicos no meio. São esses ciclos que possibilitam que os elementos interajam com o meio ambiente e com os seres vivos, ou seja, garantem que o elemento flua pela atmosfera, hidrosfera, litosfera e biosfera.