A função referencial ou denotativa possui como função informar o receptor sobre algo de forma clara e precisa. É o tipo de função que costumas ver nas notícias dos jornais.
A função referencial é a função da informação. Isso porque sua mensagem é centrada na necessidade de transmitir ao interlocutor dados da realidade de uma maneira direta e objetiva, evitando assim o discurso literário, presente em outras funções, como a função poética e a função emotiva.
A função referencial ou denotativa é a função da informação. Presente em textos como artigos científicos, textos didáticos, folhetos, manuais e textos enciclopédicos, enfatiza o referente, ou seja, o assunto ou contexto em que aquele determinado texto está inserido.
Emotiva, referencial, conativa, fática, metalinguística e poética: São seis as funções da linguagem, sempre inseridas em nossos atos comunicativos.
A função predominante é a função poética, que tem como principal característica a emissão de uma mensagem elaborada de maneira inovadora, encontrada predominantemente na linguagem literária, sobretudo na poesia.
A linguagem literária pode ser encontrada nos poemas, cujo discurso é permeado por elementos que conferem maior expressividade e beleza ao texto. A linguagem literária pode ser encontrada na prosa, em narrativas de ficção, na crônica, no conto, na novela, no romance e também em verso, no caso dos poemas.
A linguagem arcaica é considerada uma linguagem antiga, que já não é tão usada, sendo antiquada, ou considerada fora de moda. ... Uma linguagem arcaica pode ser observada em novelas de época, onde por exemplo se falam "vos mecê " ao em vez de "você".
1. Linguagem científica. Linguagem que busca a descrição do fenômeno descrito e/ou estudado, assim como a comunicação clara entre cientistas e profissionais que a usam.
Na comunidade científica, o inglês já é considerada a língua universal, sendo a mais usado nas pesquisas científicas e estudos na área de saúde.
A linguagem em artigos científicos é impessoal, normalmente na terceira pessoa e deve ser o mais clara e objetiva possível para que se possa relatar com precisão e clareza os fatos a serem relatados no artigo.