crossorigin="anonymous">
Nesse contexto, pode – se destacar as contribuições holandesas no Brasil que foram o cultivo de flores, influência na literatura do cordel, influência nas blasfêmias no folclore do açúcar, influência em elementos da confeitaria e laticínios, dentre outras contribuições holandesas.
Também podemos citar a arquitetura, principalmente em cidades que forma muito utilizadas na época do Brasil Colonial e a moda francesa que influenciou muito na nossa cultura. Trouxe influencia para literatura, como o Modernismo, a música, a fotografia e também em ideais políticos.
20 costumes culturais dos holandeses
Foram 30 anos, de 1624 a 1654, do domínio holandês na região. ... Vieram para o Brasil atraídos pelo chamado “ouro branco”, o açúcar. Porém foram eles, os maiores responsáveis pela produção de grande quantidade de registros de paisagens e tipos humanos da época colonial.
Os holandeses não comem um almoço quente, eles economizam para o jantar que fazem às 6 da noite. Um jantar típico é composto por batatas (de qualquer tipo), vegetais e um pedaço de carne (vê a foto abaixo da stamppot). Alguns outros pratos típicos são as panquecas holandesas.
Dos povos europeus herdamos, principalmente, a nossa língua (falamos o português, uma língua europeia), as tradições cristãs e um modelo econômico baseado na propriedade privada e na hierarquização das relações sociais.
A cultura portuguesa assenta num passado que remonta à época pré-histórica e foi fortemente influenciada por uma diversidade de povos e costumes ao longo dos anos. Ao longo de séculos, as artes em Portugal sofreram influências externas, incluindo flamengas, francesas e italianas. ...
Ao falar de arte brasileira no período colonial nos remetemos, diretamente, à arte sacra católica. Ao desembarcar na praia, onde atualmente está situada a Igreja da Conceição da Praia, o primeiro governador geral ordenou a construção da primeira capela em terras brasileiras. ...
Do reino e das ilhas, os colonos e os navegadores portugueses trouxeram, além da cana-de-açúcar e da videira, outras fruteiras (limoeiros, laranjeiras, cidreiras, figueiras, romãzeiras) e as hortaliças (alfaces, couves, repolhos, nabos, cenouras, pepinos, espinafres, cebolas, alhos, mostardas, tomates, gengibres, ...
Influência europeia A cultura europeia é uma das principais fornecedoras de elementos culturais para o Brasil. Foram os europeus que mais migraram para o país. Culinária, festas, músicas e literatura foram trazidas para o território brasileiro, fundindo-se com outros elementos de outros povos.
MÚSICA PROFANA EUROPEIA Além do canto religioso, foi introduzida no Brasil a música popular portuguesa, trazida pelos colonizadores. Os portugueses trouxeram não só a sua própria música, mas a de toda a Europa.
Indígenas: grupo étnico que habitava o território brasileiro antes da chegada dos portugueses. Pardos: etnia formada a partir da junção de três origens: brancos, negros e indígenas. Mulatos: correspondem à união entre brancos e negros. Caboclos: representa a descendência entre brancos e indígenas.
No Brasil, há o “Mito das três raças”, desenvolvido tanto pelo antropólogo Darcy Ribeiro como pelo senso comum, em que a cultura e a sociedade brasileiras foram constituídas a partir das influências culturais das “três raças”: europeia, africana e indígena.
De um modo geral, podemos dizer que a composição étnica brasileira é basicamente oriunda de três grandes e principais grupos étnicos: os indígenas, os africanos e os europeus.
Com isso, o Brasil ganhou o statusde país miscigenado. O Censo 2010 corrobora com tal statusao realizar o levantamento da população, segundo sua cor ou raça. Segundo o IBGE, a população predominante brasileira é branca, seguida da parda e logo em seguida da preta*, conforme tabela abaixo.
A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) 2016, divulgada hoje (24) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revela que, no critério de declaração de cor ou raça, a maior parte da população brasileira residente é parda: são 95,9 milhões de pessoas, representando 46,7% do ...