Bakunin defendia que o Estado deveria ser imediatamente abolido porque todas as formas de governo eventualmente levariam à opressão. ... anarquismo ou liberdade é a meta, enquanto o estado e a ditadura é o meio, então logo, com o objetivo de libertar as massas, elas devem antes serem escravizadas.
Tver Governorate
Em Paris, Proudhon conheceu Karl Marx e outros revolucionários, como Mikhail Bakunin. Em 1846 escreveu Système des contradictions économiques, ou philosophie de la misère (Sistemas de contradições econômicas ou Filosofia da miséria), onde criticou o autoritarismo comunista e defendeu um estado descentralizado.
O socialismo utópico de Charles Fourier influenciou fortemente os primeiros anarquistas, inclusive Pierre-Joseph Proudhon, cujo pensamento teve um impacto significativo entre os trabalhadores do século XIX e constituiu as bases do anarquismo.
Resumidamente: A palavra anarquia vem do grego "anarkhia" e significa “ausência de governo”; Trata-se de um sistema contra a divisão de classes, inimiga da opressão e a favor da liberdade consciente do indivíduo. ...
Resposta. Comunismo é a forma de governo onde o poder é exercido por todos (teoricamente) os meios de produção são propriedade coletiva, as decisões são tomadas por conselhos que representam toda a sociedade. Anarquismo é a ausência total de qualquer tipo de governo.
O antropólogo anarquista David Graeber distinguiu as duas filosofias da seguinte forma: O Marxismo tornou-se um discurso teórico ou analítico sobre a estratégia revolucionária² O Anarquismo tornou-se um discurso ético sobre a prática revolucionária.
Os Anarquistas queriam uma sociedade igualitária (assim como a socialista), mas sem governo. Já os Socialistas queriam uma sociedade totalmente igualitária, mas com um Estado (governo), ou seja todos os bens iriam para o Estado.
Os socialistas utópicos acreditavam que a implantação do sistema socialista ocorreria de forma lenta e gradual, estruturada no pacifismo, inclusive na boa vontade da própria burguesia.