Segundo a especialista, o controle da alergia é feito com medicamentos específicos. “Geralmente, são indicados antialérgicos orais, cremes com corticoides e hidratação. Algumas vezes, é necessária a remoção da tatuagem com laser ou até cirurgia”, explicou.
Com isso, podemos resumir que uma pessoa com dermatite atópica tem a pele muito mais sensível e a tatuagem, por ser um corpo estranho, pode causar impactos indesejáveis na região.
Há várias formas de fazer tinta de tatuagem. Usar cinzas de madeira e um álcool transparente para fazer uma tinta orgânica é a uma opção barata, mas não muito criativa. Você também pode usar pigmento de tinta seco com líquidos de qualidade médica para fazer uma tinta parecida com a dos estúdios de tatuagem.
As tatuagens são feitas por meio da aplicação de tinta na região da pele conhecida como derme, que se localiza logo abaixo da camada mais externa da pele, a epiderme. A tinta é injetada por intermédio de agulhas finas que penetram cerca de 2 mm de pele até atingir o local adequado.
Reações alérgicas podem ocorrer dias, meses e até mesmo anos após sua tatuagem estar feita. Seus principais sintomas são coceira, inchaços ou até erupções cutâneas.
O tratamento para uma reação alérgica na tatuagem normalmente é simples e pode ser feito com a ingestão de remédios anti-histamínicos, como cetirizina, hidroxizina ou bilastina.
Confira abaixo e surpreenda-se: Tintas de tatuagem: algumas podem conter cobalto e outros metais pesados. Por isso, caso você tenha uma pele sensível, o ideal seria adiar a ideia da tatuagem. Celulares: se você tem alergia a níquel ou cobalto, o telefone é uma possível fonte de exposição.
Causas da alergia A principal causa para que a pessoa acabe tendo uma reação alérgica é o corpo não reagir bem à tinta utilizada. Afinal, o material usado para pintar tem uma série de substâncias químicas em sua fórmula, inclusive algumas tóxicas.
Cabral alerta que, se a pessoa sofrer de bronquite, rinite ou sinusite, não deve fazer a tatuagem, pois existe uma chance muito grande de desenvolver algum tipo de dermatite.
Veja 6 cuidados para evitar problemas após fazer uma tatuagem
— A fixação dos pigmentos na pele ocorre por meio do processo inflamatório local que levará ao aparecimento de células chamadas macrófagos, que tentam destruir o pigmento, mas não conseguem e acabam formando o desenho da tatuagem — esclarece o dermatologista. Lidar com uma tatuagem infectada é coisa séria.
Coceira na Tatuagem Portanto, ela passará por um pelo processo de cicatrização, então, durante esse período, é normal haver crostas, que nada mais é do que o corpo rejeitando células mortas. E é aí que a coceira começa. A falta de hidratação adequada é outro motivo que pode provocar coceira.