12 ideias para comemorar suas bodas de namoro
Assim como os marcos do desenvolvimento infantil e outras diversas situações do universo das crianças, não existe nenhum manual ou regra que determine qual a idade certa para começar a namorar. Aqui, no entanto, estamos falando de crianças, que, segundo diretrizes do Ministério da Saúde, têm entre zero e 12 anos.
No Brasil não existe lei que proíbe o namoro entre pessoas de idades diferentes, mas existe uma lei que limita a idade para o consentimento do ato sexual.
Tente sair com outros amigos e casais. Caso queira começar a namorar com alguém, mas ainda se sinta intimidada com a ideia de um encontro a dois, saia junto com outros amigos. Atualmente, esse é o tipo mais comum de "encontro" para os adolescentes.
"O amor muda ao longo dos anos. Depois de um tempo, tudo se torna mais real, o que é muito positivo para a relação, que se torna clara e honesta. Portanto, a chamada crise dos 7 anos pode ser valiosa, uma vez que significa um ponto de reflexão, um aviso para o casal estar atento e não negligenciarem um ao outro.
8 sinais assustadores de que seu casamento está caminhando para o fim
18 sinais de que você está em um casamento infeliz
As crises no casamento começam quando o carinho e o afeto entre os dois diminui e esfria. A partir disso, se iniciam as discussões e desacordos. Parece que o casal não consegue mais se entender, então, um perde o interesse pelo outro e começa a ver defeito em tudo que o outro faz.
Existe uma teoria que comprova a crise dos sete anos no relacionamento, o momento em que ou as coisas se ajustam e o casal opta pela separação. Mas, o que você não sabe é que outras crises acontecem ciclicamente no relacionamento: as de 1º, 14º e 21º anos.
Veja quais são as crises mais comuns na maioria dos relacionamentos e as dicas da psicóloga para superar cada uma delas.
Por isso a psicologia alerta para a necessidade de reflexão, autoconhecimento e muita maturidade para lidar com um relacionamento que não vai bem, alertam os psicólogos. A autorreflexão e um desejo profundo de ser sincero consigo mesmo é a atitude mais recomendada, quando nosso relacionamento não vai bem.
O casamento em crise não chega a esse ponto sem que antes tenham aparecido diversos “sinais” de problemas. Discussões por coisas bobas, desentendimentos frequentes, falta de contato físico, poucos momentos alegres e brigas constantes são alguns sinais de que uma crise está se aproximando.
7 dicas para manter a saúde do seu relacionamento a dois