Os tipos de EPIs para a proteção respiratória são:
Existem vários modelos de filtros particulados, incluindo os de respiradores com manutenção (P1, P2 e P3) e os descartáveis (PFF1, PFF2 e PFF3). Também há diferentes tipos de cartuchos (como o de carvão ativado, específico para proteção de riscos químicos) e válvulas.
Modelos de EPI para os membros inferiores
O EPI (Equipamento de Proteção Individual) para a proteção dos membros inferiores pode ser, EXCETO:
EPI - EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL - NÃO BASTA FORNECER É PRECISO FISCALIZAR
Proteção da cabeça
4 - Calça F - EPI PARA PROTEÇÃO DOS MEMBROS SUPERIORES F. 1 – Luvas F. 2 - Creme protetor F. 3 - Manga EPI PARA PROTEÇÃO DOS MEMBROS SUPERIORES A luva possui revestimento de borracha com antiderrapante.
Como o nome sugere, o EPI é designado para auxílio em uma fuga. A máscara serve para assegurar que o colaborador saia do local do acidente em segurança, mesmo se, o ambiente estiver contaminado por produtos químicos disperso no ar.
Segundo a NR 6, são obrigações do empregado quanto ao Equipamento de Proteção Individual (EPI), exceto: responsabilizar-se pela guarda e conservação comunicar ao empregador qualquer alteração que o torne impróprio para uso usar, utilizando-o apenas para a finalidade a que se destina comunicar ao MTE qualquer ...
Os EPI's a serem fornecidos pelo empregador devem ser adequados ao risco, em perfeito estado de conservação e funcionamento, cabendo a este além do fornecimento, orientar o trabalhador sobre o uso adequado, guarda e conservação; exigir e fiscalizar a utilização, providenciar a higienização e manutenção periódica, assim ...
Cabe ao Empregado Usar o EPI, apenas para a finalidade a que se destina; Responsabilizar-se pela guarda e conservação; Comunicar ao empregador qualquer alteração que o torne impróprio para uso; Cumprir as determinações do empregador sobre o uso adequado.
Sendo assim, cabe ao empregador além da responsabilidade de fornecer o EPI, fazer sua manutenção periódica e sua higienização e ao empregado o uso apenas para a finalidade que se destina, sua guarda e conservação.
A responsabilidade do empregador é ampla, combatendo toda e qualquer exploração abusiva e de condições degradantes de trabalho para todo empregado, com isso a empresa deve cumprir atenciosamente as regras de saúde, sociais e de seguridade, o que faz dessa relação ser bastante delicada.
A respeito das atribuições do empregado quanto ao EPI, temos:
Desta forma, o empregador fica responsável pela higienização e manutenção dos equipamentos que estão sob responsabilidade do empregado, sendo que também cabe ao empregado a guarda e conservação dos seus equipamentos, devendo ser treinado pelo empregador quanto a boa prática desses cuidados.
Justa causa Em alguns tribunais, a não utilização pelos empregados ou mesmo a utilização incorreta do EPI é culpa da empresa. ... Se o empregado se recusar a usar o equipamento pode ser demitido por justa causa, já que além de ser um ato de insubordinação do empregado, está colocando em risco a sua saúde.