O estágio operacional concreto ocorre entre os 8 e 12 anos de idade. Nesse momento, a criança começa a resolver problemas concretos a partir da lógica, a abstração e o pensamento filosófico ainda estão em desenvolvimento.
Período pré-operatório é aquele que decorre desde o diagnóstico cirúrgico da doença em questão até a data da realização do procedimento indicado.
Os objetivos do preparo pré-operatório são identificar e manejar doenças coexistentes à doença cirúrgica, bem como orientar e preparar a criança e os pais para a realização da cirurgia.
Período imediato Corresponde às 24 horas anteriores à cirurgia e tem por objetivo preparar o cliente para o ato cirúrgico mediante os seguintes procedimentos: jejum, limpeza intestinal, esvaziamento vesical, preparo da pele e aplicação de medicação pré-anestésica.
Esta fase compreende as 24 horas que antecedem a operação. De um modo geral, o paciente é admitido no hospital dentro desse período, com o objetivo de ser devidamente preparado para o ato cirúrgico.
Pode ser subdividido em: Pré-operatório mediato (começa no momento da indicação da operação e termina 24 horas antes do seu início. Geralmente, nesse período o paciente ainda não se encontra internado); Pré-operatório imediato (Esta fase compreende as 24 horas que antecedem a operação.
Entende-se por pós-operatório o período que transita desde o momento da saída do paciente da sala de cirurgia até a sua recuperação. Pós-operatório Mediato: Entre 24 horas e 7 dias. Pós-operatório Tardio: 7 dias após a alta hospitalar.
O período pós-operatório imediato abrange as primeiras 24 horas após a cirurgia. O pós-operatório mediato se inicia após estas 24 horas do pós-operatório imediato seguindo-se por sete dias consecutivos.
Pós-operatório imediato - Compreende as primeiras 12 ou 24 horas após o término da cirurgia. Sua real duração depende do porte ou gravidade da cirurgia e do estado em que se encontra o paciente ao seu término.
Adotamos como pós-operatório tardio o período compreendido após a alta do paciente da assistência hospitalar(9,16). É um período de “difícil determinação”, em que a diminuição da atenção ao paciente pode aumentar as chances de aparecimento de complicações(9,16-17).
Dentre as principais causas dessa, tem-se: A atelectasia, que costuma ocorrer nas primeiras 24hrs; flebite, nas primeiras 48hrs; infecção do trato urinário, em até 72hrs; infecção da ferida operatória em até 5 dias após; e abcesso/coleção intracavitária com um período de até 7 dias depois.
Podendo ser subdividido em:
5 cuidados para o seu pós-operatório