Na arquitetura, compreende-se por escala aquilo que é representado graficamente através de medidas em um espaço. ... Geralmente, a escala de projetos arquitetônicos é tema recorrente entre alunos e profissionais de arquitetura e áreas afins.
Escala gráfica: é representada por uma linha estabelecida no sentido horizontal que contém divisões precisas entre seus pontos. Na mesma se expõe as distâncias que existem na superfície real. A escala representa que cada centímetro no papel corresponde a 3 km na superfície real.
Vamos pegar como exemplo a escala de 1:100. Esse número significa que cada 1 unidade de medida no desenho representa 100 unidades de medida no tamanho real. Ou seja: para representar um objeto de 10 metros de comprimento em uma escala de 1:50, é necessário desenhar uma linha de 20 centímetros no projeto.
Neste caso, o algarismo 'um' é o numerador; e o número 25.
Se tivermos uma escala numérica (por exemplo 1: e quisermos transformá-la numa escala gráfica, temos de converter os cm em m ou km. Depois, é só construir o segmento de recta que deve medir 1 cm.
Para transformar um escala gráfica em numérica basta voce pegar o valor do km, multiplicar por 1000 e terá os metros, multiplicando mais uma vez por 100 terá o valor em cm. Coloque o resultado que deu dos centimetros após "1:" (um por) e terás uma escala numérica.
A escala cartográfica
Na escala numérica as unidades, tanto do numerador como do denominador, são indicadas em cm. O numerador é sempre 1 e indica o valor de 1cm no mapa. O denominador é a unidade variável e indica o valor em cm correspondente no território.
Na escala numérica, o numerador representa a medida no mapa e o denominador a medida real. Convém deixar o numerador sempre como 1, para saber quanto cada unidade do mapa equivale no objeto real. Quanto menor o denominador, maior será a escala e, portanto, mais detalhes poderão ser representados.
Existem, dessa forma, dois tipos de escala, isto é, duas formas diferentes de representá-la: a escala numérica e a escala gráfica. A numérica, como o próprio nome sugere, é utilizada basicamente por números; já a gráfica utiliza-se de uma esquematização.
A escala cartográfica é um importante elemento presente nos mapas, sendo utilizada para representar a relação de proporção entre a área real e a sua representação. ... Por exemplo: se uma escala de um determinado mapa é 1:500, significa que cada centímetro do mapa representa 500 centímetros do espaço real.
A escala numérica representa a relação entre o valor da representação. A escala unidade por unidade é a igualdade expressa de duas longitudes: a do mapa (à esquerda do símbolo “=”) e da realidade (à direita do símbolo “=”). Um exemplo seria: 1 cm = 4 km; 2 cm = 500 m, etc.
Uma escala cartográfica serve para representar a proporção entre o mapa e a superfície real que este representa. Em uma representação cartográfica, a escala pode aparecer como numérica ou gráfica. ... Neste tipo de escala, o numerador será o tamanho mapa e o denominador o tamanho da superfície real.
A escala cartográfica representa a relação entre os territórios e as suas representações gráficas. ... A escala representa o nível de aproximação da visualização do mapa representado, de forma que, quanto maior ela for, menor será a área representada e maior será o nível de detalhamento.
Questão 1. Assinale, a seguir, a alternativa que melhor apresenta o conceito de escala cartográfica: a) é a relação não proporcional entre o mapa e as suas variações gráficas. b) é a medida da área dos mapas e cartogramas em geral.
A escala é um dos elementos mais importantes na cartografia, já que ela determina a relação entre o espaço real de uma área e sua representação no mapa, reduzindo-a em diversos tamanhos.
Quanto maior a escala, maior o número de detalhes representados. ... Na escala maior (E=1:50.
Escala grande é quando estou cada vez mais próximo do mundo real. Por isso que o número vai diminuindo. ... Escala pequena é quando estou me afastando do objeto real, por isso que o número vai aumentando. Exemplo: mapa do mundo, mapa da América do Sul e mapa do Brasil.
Resposta. a maior escala é a 1/1.
Assim, quanto maior a escala, menor a área representada e maior é a riqueza de detalhes, pois, quanto maior a escala, “mais próximo” da área representada o observador se encontra.