Os sintomas da dismotilidade esofágica podem ser idênticos ao do refluxo gastroesofágico (RGE), incluindo regurgitação, tosse, incomodo na garganta, dificuldade para comer (incluindo aversão à textura do alimento e sintomas respiratórios ao se alimentar) e voz úmida.
Complicações possíveis É importante destacar que a gastroparesia pode estar por trás da doença do refluxo gastroesofágico refratária ao tratamento com inibidores de bomba protônica. Outras complicações incluem a desidratação, desnutrição e hipoglicemia (em paciente com diabetes mellitus).
Foi comprovado que a eritromicina, um antibiótico macrolídeo parcialmente estimulador dos receptores de motilina via mecanismo colinérgico, estimula o esvaziamento gástrico em pacientes com gastroparesia diabética, gastroparesia idiopática e gastroparesia pós-vagotomia.
10 remédios caseiros para má digestão
COMO PREVENIR A INDIGESTÃO?
Dormir apoiado no seu lado direito também não é recomendável uma vez que esta posição é conhecida por relaxar o músculo do esfíncter o que, mais uma vez, leva a que o ácido suba. Dormir sobre o seu lado esquerdo, no entanto, ajuda a reduzir os efeitos do refluxo gastro esofágico[2].