DESEQUILÍBRIO: quando a criança viu o ventilador, para ela um objeto desconhecido, encontrou-se em desequilíbrio já que os conhecimentos que o próprio objeto tinha sobre ele eram muito maiores que os conhecimentos que o cérebro da criança tinha sobre o objeto.
O primeiro é chamado de Assimilação e o segundo a Acomodação. ... Já a acomodação seria a tendência do organismo de ajustar-se a um novo objeto e assim, alterar os esquemas de ação adquiridos, a fim de se adequar ao novo objeto recém-assimilado.
Segundo Piaget, o conhecimento não está no sujeito-organismo, tampouco no objeto-meio, mas é decorrente das contínuas interações entre os dois. Para ele, a inteligência é relacionada à aquisição de conhecimento na medida em que sua função é estruturar as interações sujeito-objeto.
O alicerce da teoria de Piaget é o equilíbrio. Segundo essa teoria, todo organismo vivo procura manter um estado de equilíbrio com seu meio. Para isso, ele procura superar os obstáculos que encontra em sua relação com o meio. É nesse processo de desequilíbrio e equilíbrio que ocorre o desenvolvimento cognitivo.
As principais estruturas operatórias estão, é verdade, inscritas na linguagem corrente sob uma forma quer sintática, quer inerente às significações (semântica). ...
A linguagem é uma das condições de socialização de nossa existência e marca um momento decisivo da infância, sendo a Educação Infantil um local privilegiado para a promoção de situações comunicativas. Segundo Piaget (1942), há uma estreita ligação entre a linguagem e o pensamento, que a precede.
Para Piaget, a inteligência seria, então, um "conjunto de operações vivas e atuantes", "uma forma de equilíbrio a que tendem todas as estruturas" (piaget, 1947-1977, p. 16-7). Nesse sentido, uma ação é tanto mais inteligente quanto mais evoluídas forem as estruturas a ela subjacentes.
Estágio sensório-motor — 0 a 2 anos Neste estágio, o bebê conhece o mundo através dos seus movimentos e sensações. As crianças aprendem por ações básicas como chupar, agarrar, olhar e ouvir.
Esse período é caracterizado pelos seguintes fatores: O surgimento da linguagem, que condiciona todos os esquemas mentais. A possibilidade de falar habilita um esquema mental diferente, no qual a função simbólica é primordial. A criança utiliza símbolos para representar os objetos, os lugares e as pessoas.
Em teoria o estágio sensório-motor antecede a linguagem, pois este é o período no qual a criança consegue se comunicar por meio de ações e de sua percepção quanto ao ambiente em que está inserida. É um período de construção, ou seja, de evolução.
As práticas sensório motoras são atividades de movimentação e percepção por meio dos órgãos sensoriais em que as crianças manipulam, cheiram, degustam, ouvem e reproduzem gestos e sons.
Foi interpretada como alteração sensório-motora quando o indivíduo apresentou o monofilamento alterado em um ou mais pontos testados e descritos acima.
Significado de Sensório adjetivo Transmissor de sensações. substantivo masculino [Anatomia] Parte do cérebro considerada como centro de todas as sensações.
Apesar da associação, em maior ou menor grau, dos parâmetros já descritos, com depressão do sensório, evidencia-se na prática clínica, comportamentos variáveis em relação à recuperação do nível de consciência após o retorno desses indicadores para valores próximos da normalidade.
Em cada estágio de desenvolvimento (Wallon propõe os seguintes estágios: impulsivo-emocional — 0 a 1 ano; sensório-motor e projetivo — 1 a 3 anos; personalismo — 3 a 6 anos; categorial — 6 a 11 anos; puberdade e adolescência — 11 anos em diante), um dos conjuntos predomina; isto é, fica mais em evidência, embora os ...
Continua a escrever-se sensório-motor. Para dúvidas sobre a ortografia das palavras em português do Brasil, deve consultar o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, cuja 5. ª edição, conforme o novo Acordo Ortográfico, está disponível no sítio da Academia Brasileira de Letras.
Significado de Motor substantivo masculino Mecanismo que transforma qualquer espécie de energia em energia mecânica.