Os recursos físicos utilizados pela fisioterapia respiratória têm como objetivo aumentar a depuração mucociliar, desobstruir as vias aéreas e facilitar a ventilação e as trocas gasosas. Estas técnicas são denominadas de Técnicas de Depuração Mucociliar.
O aparelho mucociliar tem como principal função a remoção de partículas ou substâncias potencialmente agressivas ao trato respiratório através do transporte pelos cílios, ou alternativamente, pela tosse e espirro, nos quadros de hiperprodução de muco, como rinite alérgica, rinossinusites, bronquite crônica, fibrose ...
Têm como objetivo a redução do tra- balho respiratório e redução de complicações pulmonares, contribuindo para a mobilização de secreção, através da alteração de fluxo de ar. Esta modalidade terapêutica independe do es- forço do paciente para gerar respirações profun- das, se sobressaindo sobre outros métodos 4.
O muco é produzido por um tipo especializado de célula, a célula caliciforme, que segrega continuamente glóbulos de muco. É composto por uma mistura de glicoproteínas e de proteoglicanas sintetizadas no ergastoplasma e no aparelho de Golgi.
Os mecanismos de defesa do aparelho respiratório envolvem uma série de fatores que atuam na remoção de partículas inaladas e micro-organismos. A barreira mecânica é o primeiro mecanismo de defesa e, junto com o sistema imunológico, atua com o objetivo de proteger os pulmões contra as infecções.
Mecanismos de defesa do sistema respiratório
Resposta:Da mesma forma existe o sistema circulatório(cardiovascular) formado pelo coração e vasos sanguíneos e sangue ,a circulação do sangue permite o transporte e distribuição de nutrientes ,gás oxigênio e hormônios para a células de vários orgãos .
Resposta: Os rins são orgaos do sistema urinario,porem que atuam diretamente na eliminação de residuos que resultam da ação do metabolismo do organismo. Considerando as substancias eliminadas pelos rins destacam-se a ureia,a creatina e toxinas do sangue.
Esses resíduos são chamados excretas. Os resíduos formados a partir das reações químicas que ocorrem no interior das células podem ser eliminados através: do sistema respiratório (gás carbônico) da pele (suor)