Características fundamentais de uma associação em paralelo de resistores: ... O funcionamento de cada resistor é independente dos demais; A diferença de potencial (corrente elétrica necessária para ocorrer a ddp) é a mesma em todos os resistores; O resistor de menor resistência será aquele que dissipa maior potência.
Abaixo seguem as fórmulas da associação de resistores em paralelo: corrente total: i = i1 + i2 + i3 + … + in; resistência equivalente: 1/Req = 1/R1 + 1/R2 + 1/R3 + …
A tensão de saída é igual à tensão de entrada vezes uma razão entre resistores: o resistor de baixo dividido pela soma dos resistores.
Se souber o valor a corrente e tensão total do circuito inteiro, você pode encontrar a resistência total usando a Lei de Ohm: R = V / I. Por exemplo, um circuito paralelo tem uma tensão de 9 volts e uma corrente total de 3 amps. A resistência total do circuito RT = 9 volts / 3 amps = 3 Ω.
Neste circuito temos:
A resposta vai se a corrente (I) em amperes (A), calculada pela seguinte fórmula: (V/R1) + (V/R2) + (V/R3), onde V representa a tensão total e R representa a resistência dos resistores em Ohms.
ohm
Encontrar a CORRENTE através da Tensão e Resistência Usando a primeira lei de Ohm podemos calcular a corrente elétrica aplicando-se a fórmula: I = V / R. Corrente = Tensão dividida pela Resistência.
Numa aula prática calculamos a resistência de uma lâmpada com as especificações 127v/40w. Usamos a fórmula I=P/U —–> R=U/I e obtemos R = 403,225 Ohms Porém a medição com o multímetro mostrou outro valor bem diferente, sendo que o valor da resistência era muito mais baixa entre 30 a 40 Ohms.
O valor de 22,4 Ω representa a resistência elétrica do resistor quando a lâmpada está desligada, isto é, com o filamento a 20 ºC. Já o valor de 302,5 Ω indica a resistência elétrica do resistor quando a lâmpada está ligada, isto é, muito aquecida.
A resistência de uma lâmpada incandescente de 60 W e 230 V, à temperatura ambiente de 20 °C, é R = 6 5 Ω. No entanto, as especificações do fabricante (60 W e 230 V) conduzem a um valor muito mais elevado da resistência.
Verificado por especialistas. Podemos afirmar que uma lampada de 100 w 220 v consome o equivalente a 0,45 Amperes.
Corrente elétrica é o fluxo ordenado de partículas portadoras de carga elétrica ou é o deslocamento de cargas dentro de um condutor, quando existe uma diferença de potencial elétrico entre as extremidades.
Corrente contínua (CC ou DC do inglês direct current) é o fluxo ordenado de elétrons sempre numa direção, diferente da corrente alternada cujo sentido dos elétrons varia no tempo.