Resumidamente, a cultura de paz diz respeito a uma visão de mundo que privilegia o diálogo e a mediação para resolver conflitos, abandonando atitudes e ações violentas e respeitando a diversidade dos modos de pensar e agir.
Enquanto movimento, a Cultura de Paz iniciou-se oficialmente pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) em 1999 e empenha-se em prevenir situações que possam ameaçar a paz e a segurança – como o desrespeito aos direitos humanos, discriminação e intolerância, exclusão social, ...
A Organização contribui para a paz mundial por meio de seus compromissos com o desenvolvimento da educação e das ciências, do enriquecimento da criatividade cultural, da memória e do futuro cultural, incluindo uma estrutura de mídia global vibrante e orientada para a paz.
Cultura da paz: como promover nas escolas?
A valorização da diversidade permite que as diferenças sejam reconhecidas e respeitadas, o que se alinha com a conscientização da diversidade cultural, étnica e racial.
De acordo com as orientações da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), para se semear a cultura de paz nas escolas, é preciso que o ambiente pacífico e conciliador seja construído no dia a dia da sala de aula, nos pequenos atos. ...
Resposta. De longe, os mais importantes são o respeito e a aceitação. Essas duas atitudes, são, a chave para a paz universal.
Resposta. Resposta: Respeito, tolerância, humildade, honestidade, perdão, justiça, compaixão, empatia, ... Explicação: Espero ter ajudado!!!
A construção da paz é um processo onde os conflitos entre as pessoas podem ser tratados de uma maneira construtiva e não violenta e assim promover um entendimento melhor entre os grupos e sociedades. ... Isto coloca uma nova postura que envolve um exercício de resolução por meio do diálogo e da não-violência.
Prevenção, resistência, mediação, reconciliação A publicística e a pesquisa da paz estão amplamente enfocadas no potencial destrutivo da religião. “When it bleeds, it leads”, quando flui sangue, então isso vale uma notícia. Quase ninguém tem a ideia de buscar também um potencial construtivo nas religiões.
Construir uma cultura da paz envolve dotar as crianças e os adultos de uma compreensão dos princípios e respeito pela liberdade, justiça, democracia, direitos humanos, tolerância, igualdade e solidariedade.
A paz envolve uma visão de construção, de ação e de investimento pessoal na auto-transformação e na transformação do meio com vistas à dignidade e ao desenvolvimento. ... O vínculo existente nas relações sujeito-ambiente torna a construção e a vivência da paz a sua mais efetiva e eficaz forma de promoção e difusão.
De acordo com a UNESCO, a cultura de paz tem como base oito pilares:
A importância do diálogo na Construção da Paz. ... A Cultura de Paz é a criação de um modo de vida em que as pessoas e suas relações, entre si e com o ambiente, são valorizadas. É a oportunidade que auxilia a resolução dos conflitos relativos à condição humana “sem violência”, por meio de acordos e diálogo.
“o diálogo na relação professor aluno no processo ensino-aprendizagem é de fundamental importância, pois é a forma do professor conhecer o aluno e vice- versa, ficando mais fácil a exploração de suas habilidades, assim como a alta confiança por parte do aprendiz com relação ao professor”.
A partir da revisão de literatura, concluiu-se que o vinculo afetivo é essencial à relação professor/aluno, uma vez que esta beneficia a todos, já que o discente sente-se mais determinado a adquirir conhecimentos e o educador motiva-se a ensinar melhor.