Doença de Contágio Direto aquela que se adquire pelo contatocom um doente ou através do ar, água, solo ou alimentos e objetos contaminados. Doença de Contágio Indireto são transmitidas através de um vetor, como um inseto ou um hospedeiro intermediário, como um molusco.
TRANSMISSÃO INDIRETA: transferência do agente etiológico por meio de veículos animados ou inanimados. A fim de que a transmissão indireta possa ocorrer, torna-se essencial que os germes sejam capazes de sobreviver fora do organismo, durante um certo tempo, e que haja um veículo que os leve de um lugar a outro.
transmissão indireta - a transferência do agente etiológico ocorre por meio de veículos animados ou inanimados (água, ar, alimentos, solo e fômites – objetos de uso pessoal do portador).
Transmissão direta ou contágio: é a rápida transferência do agente etiológico, sem interferência de veículos e pode ocorrer de duas formas distintas: - Transmissão direta imediata: transmissão na qual existe um contato físico entre o reservatório ou fonte de infecção e o novo hospedeiro suscetível.
Os modos do termo de transmissão referem como um agente infeccioso, igualmente chamado um micróbio patogénico, pode ser transferido de um pessoa, objeto, ou animal, a outro. Os vírus, as bactérias, os parasita, ou os fungos podem espalhar doenças infecciosas.
A transmissão do M. leprae se dá por meio de convivência muito próxima e prolongada com o doente da forma transmissora, chamada multibacilar, que não se encontra em tratamento, por contato com gotículas de saliva ou secreções do nariz. Tocar a pele do paciente não transmite a hanseníase.
Geralmente, as bactérias que causam meningite bacteriana se espalham de uma pessoa para outra por meio das vias respiratórias, por gotículas e secreções do nariz e da garganta. Já outras bactérias podem se espalhar por meio dos alimentos, como é o caso da Listeria monocytogenes e da Escherichia coli.
A meningite meningocócica é uma infecção pela bactéria Neisseria meningitidis e pode atingir pessoas de qualquer faixa etária. A transmissão da doença meningocócica é feita por gotículas ou secreções do nariz e gargantas de pessoas contaminadas pela bactéria, ou seja, é necessário contato e convívio no mesmo ambiente.