Quando Começa E Termina O Inverno?

Quando começa e termina o inverno

Imagem de Cole Patrick no Unsplash

Apesar das estações do ano serem uma forma geral de determinar as alterações climáticas que acontecem no planeta, elas não são seguidas por todos os países. Algumas culturas têm seus próprios calendários e estações específicas, com algumas chegando a ter até seis estações por ano. 

Solstício de inverno

As estações variam de acordo com a inclinação dos raios solares e a posição da Terra em relação ao sol. Quando a movimentação da Terra posiciona o Polo Sul em direção ao sol, o Hemisfério Sul (onde estão América do Sul e Austrália, por exemplo), fica mais aquecida, trazendo o verão. Ao mesmo tempo, é inverno no Hemisfério Norte (onde estão Estados Unidos e Europa, por exemplo). Seis meses depois, a posição dos polos se inverte e é a vez do Polo Norte receber mais luz e calor, levando o verão aos países mais ao norte. Nesse momento, o Hemisfério Sul experimenta o inverno.

Outono: é conhecido pela queda das folhas das árvores no hemisfério norte, mas no sul ele é marcado pela baixa frequência pluviométrica e queda de temperatura. Devido a variação drástica das condições meteorológicas, é comum ocorrerem geadas e nevoeiros;

Movimento relativo da Terra e O movimento aparente do Sol e as estações do ano

Sul

Sul

Com o aumento da chuva no extremo norte, o nível dos rios da bacia amazônica pode ser afetado, enquanto, no Centro-sul, a passagem de frentes frias deve ser mais frequentes, indica a Climatempo. "A maioria das frentes frias serão oceânicas e poucas conseguirão ter influência relevante no interior do país". A redução de chuvas diminui a umidade relativa do ar cai e favorece o aumento da incidência de queimadas e incêndios florestais além do crescimento de doenças respiratórias corrobora o Inmet.

Tradicionalmente, a primavera traz a volta de dias mais longos e quentes, mas não tão quentes quanto o verão. Costuma ser uma época de temperatura moderada. É nesse período que animais se reproduzem e alguns insetos voam em busca do néctar das flores.

No verão, a temperatura é mais alta e os dias mais longos, sobretudo nos países mais afastados na linha do Equador. As árvores estão mais frutíferas e há a incidência de chuvas devido à vaporização das águas. Por isso, às vezes, o céu fica nublado, graças ao acúmulo de águas dos rios e dos mares transportadas para a atmosfera em forma de vapor. No Hemisfério Sul, o verão inicia em 21 de dezembro e termina em 21 de março.

Sudeste

As estações do ano no Brasil não se apresentam de maneira uniforme em todo o território nacional. Isso porque o país é grande, quase continental. Logo, algumas regiões se encontram mais próximas dos pólos, como o centro oeste sudeste e sul, e outras ficam mais perto do equador, como o norte e o nordeste. Veja abaixo as principais características das estações do ano no Brasil:

Enquanto um hemisfério experimenta o solstício de verão, o outro experimenta o solstício de inverno, quando a luz solar está no ponto mais distante do ano. Existe ainda o equinócio, o ponto intermediário dos dois solstícios. No equinócio, os dois hemisférios da Terra estão igualmente iluminados. Ele marca o início oficial do outono em um hemisfério e da primavera em outro.

Por fim, o inverno é o período mais frio, onde o hemisfério tem menos contato direto com o sol. Os dias são bem mais curtos, sobretudo em países mais afastados da linha do Equador, e as noites são mais frias. No sul do Brasil, não é rara a ocorrência de neve e geadas. É nessa estação que alguns animais entram em hibernação e se recolhem. No Hemisfério sul, o inverno começa por volta 21 de junho e termina por volta de 21 de setembro.

Datas de início do inverno

<strong>Datas de início do inverno </strong>

Solstício é um fenômeno astronômico que representa o momento em que o Sol atinge maior declinação em latitude em relação à linha do Equador. Isso faz com que um dos dois Hemisférios receba maior incidência dos raios solares do que outro durante um período do ano. Quando a intensidade solar é maior em um dos Hemisférios, caracteriza-se o solstício de verão. Por outro lado, quando a intensidade solar é menor, caracteriza-se o solstício de inverno.

A principal consequência do aquecimento global está relacionada com um aumento na repetição e intensidade de eventos climáticos extremos, tais como enchentes, tempestades, furacões e secas.

O inverno é uma das quatro estações do ano. Seu início é marcado pelo solstício, que ocorre no dia 21 de dezembro dando inicio ao inverno no Hemisfério Norte, e no dia 21 de junho no Hemisfério Sul. Considerado a estação mais fria, o inverno é caracterizado por ter baixas temperaturas, dias mais curtos e noites mais longas, precipitações na forma de neve em algumas regiões e queda na umidade relativa do ar.

Nordeste

A rotação refere-se ao movimento que a Terra faz em torno de seu próprio eixo em um ciclo de aproximadamente 24 horas. Já o movimento de translação está associado ao movimento que a Terra faz ao redor do Sol, com duração de cerca de 365 dias. Os movimentos de rotação e translação estão relacionados, respectivamente, com a definição dos dias e das noites e a existência das estações do ano.

O outono marca o período das colheitas. Os dias ficam mais curtos e frescos, e os frutos e folhas estão bem maduros e começam a cair. Uma paisagem típica de outono traz árvores com folhas amareladas ou avermelhadas, e o chão também repleto delas. No Hemisfério Sul, o outono tem início por volta de 21 de março e vai até 21 de junho.

Em julho, o ar polar pode influenciar e manter o tempo abaixo do normal no Mato Grosso do Sul, no oeste e sul de Mato Grosso e também nas áreas no sul e sudeste de Goiás. Nas demais áreas do Centro-Oeste, a temperatura fica dentro ou acima do normal. Na segunda quinzena de setembro, há possibilidades para ondas de calor que vão proporcionar dias muito quentes nos estados.

Tópicos deste artigo

As estações do ano são períodos em que a Terra apresenta diversos padrões climáticos que formam a primavera, verão, outono e inverno. Essas quatro estações formam um ano inteiro, de 12 meses, sendo que cada uma delas dura um período de cerca de três meses. Essas alterações climáticas são um processo natural do planeta, causado pelo movimento de translação.

As temperaturas vão permanecer acima da média em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. Por outro lado, as frequentes entradas de massas de ar frio vindas do Sul vão fazer com que as temperaturas oscilem, mantendo possibilidades para a ocorrência de geada em áreas de altitude elevada.

Norte

É importante lembrar que quanto mais próximo dos pólos terrestres, mais forte são as características das estações do ano. Sendo assim, países e regiões que se encontram próximas à linha do equador não tem estações bem definidas, e são marcadas por uma época de chuvas e uma de seca. 

O resfriado é, provavelmente, a infecção viral mais comum entre as pessoas – e, sim, ele aparece com mais frequência nas estações mais frias, como o outono e o inverno