A Conta da Produção apresenta a geração do Valor Adicionado (VA) de uma economia que consiste na diferença entre o Valor Bruto da Produção (VBP) e o Consumo Intermediário (CI), sendo a base para as contas seguintes de geração e distribuição da renda.
Os conceitos fundamentais da contabilidade social emanaram-se a partir da obra do economista Keynes, publicada em 1936. Outros autores como Leontief, Stone e Kusnetz os aprimoraram, definindo, a partir da década de 40, os agregados macroeconômicos.
Poupança privada corresponde à poupança dos consumidores e, por definição, ela é representada pela renda disponível menos o consumo (Sp = Yd – C ou Sp = Y – T – C). A renda disponível é a renda menos os impostos.
A diferença entre PNB e o Produto Interno Bruto (PIB) é que o PNB inclui o valor dos bens e serviços produzidos e realizados pelos cidadãos e pelas empresas de um país no exterior, enquanto o PIB representa apenas o que foi produzido dentro das fronteiras do país.
Se um montante de dinheiro suficiente para repor capital é subtraído quando da mensuração do produto nacional bruto, o resultado é o Produto Nacional Líquido (PNL). O PNL é o PNB menos o consumo de capital ou depreciação. Para um país sem comércio externo, o PNB é a soma do consumo mais investimento.
PNB (Produto Nacional Bruto) – Valor monetário total de todos os bens e serviços finais produzidos pelos cidadãos de uma nação, mesmo que tenham sido produzidos no exterior. ... PNL (Produto Nacional Líquido) – É o PNB sem a depreciação do capital.
A medida do Produto Nacional Bruto leva em consideração outra medida da macroeconomia que é o Produto Interno Bruto (PIB). Além deste é medida toda a atividade econômica de entradas e saídas de rendimentos. De forma simplificada, o cálculo do Produto Nacional Bruto pode ser feito pela forma: PNB = PIB + RLE.
PRODUTO NACIONAL LÍQUIDO (PNL) Representa o Produto Nacional Bruto (PNB) subtraído do montante destinado à reposição da depreciação do sistema.
Tem mais depois da publicidade ;) O cálculo do PNB é feito da seguinte maneira: Os países desenvolvidos costumam ter PNB maior que o PIB. No caso brasileiro, o PNB é menor que o PIB, uma vez que a RLEE é negativa, ou seja, envia-se mais recurso ao exterior do que se recebe.
PNB = PIB – RLEE + RLRE Assim sendo, o seu PIB tende a ser muito maior do que o seu PNB, pois uma boa parte da renda líquida é enviada para fora de seus domínios.
A renda per capita ou renda média para cada habitante de um país, estado ou região, calcula-se dividindo a Renda total acumulado pelo numero de habitantes do país. ... Portanto, o PNB é igual à produção interna mais os recursos vindos do exterior menos os que saem do país.