A regra básica da concordância verbal é o verbo concordar em número (singular ou plural) e pessoa (1ª, 2ª ou 3ª) com o sujeito da frase. ... Se o sujeito vier depois do verbo, concorda com o núcleo mais próximo, ou vai para o plural.
Transitividade nominal diz respeito a regência dos nomes, ou seja, ao tipo de complemento regido por um nome (substantivo, adjetivo ou advérbio). Há substantivos, adjetivos e advérbios que regem complementos introduzidos por preposição, como "a", "de", "em", "com", etc.
Na regência nominal, o termo regente é um nome, isto é, um substantivo, um adjetivo ou um advérbio, que sempre será acompanhado por uma preposição, cuja função é intermediar a relação entre o nome e seus complementos.
Regência nominal é o terceiro episódio da série “Os erros mais frequentes na revisão de textos”. ... Assim, vale lembrar que, muitas das vezes, se algum desses nomes regentes derivar de um verbo, ele tem grandes chances de ser introduzido pela mesma preposição que anteceder o verbo correspondente, do qual é cognato.
O que é regência verbal? ... Na regência verbal os termos regidos são o objeto direto (sem preposição) e o objeto indireto (preposicionado). O que é regência nominal? A regência nominal indica a relação que um nome (termo regente) estabelece com o seu complemento (termo regido) através do uso de uma preposição.
Sua principal função é estabelecer entre palavras e orações relações de sentido e de dependência, portanto, uma relação de subordinação. Apesar de não desempenharem função sintática, as preposições são importantes para a construção do texto, pois atuam como conectivos, elementos indispensáveis para a coesão textual.