Atitude Critica: É uma atitude que você aponta erros de pessoas, que muitas das vezes você nem conhece, que você quer saber mais que alguém e as vezes não sabe. Atitude Filosófica: É uma atitude que você medita, pensa antes de falar algo é como se estivesse tudo esquematizado antes de agir.
A atitude filosófica é uma atitude critica porque preenche esses três significados da noção de critica, a qual, como se observa, dizendo não as crenças e aos preconceitos do dia-a-dia para que possam ser avaliados racional e criticamente.
A atitude filosófica tem duas características, uma negativa e outra positiva. ... Juntas, essas duas características da atitude filosófica constituem o que os filósofos chamam de atitude crítica ou pensamento crítico.
A filosofia tem, portanto, em sua relação com o conhecimento ou com a sabedoria, seu auge. ... A atitude da filosofia frente à sabedoria é, dessa forma, a admiração e a busca por encontrá-la.
Resposta. As principais perguntas que constituem a atitude filosofica são: Quem somos? de Onde Viemos? para onde vamos? Uma reflexão filosófica e o pensar sobre algo em busca de uma resposta, tendo em vista a abstração do problema para a resolução do mesmo.
Questões Axiológicas (Axio = valor), de Ética e de Filosofia Política, de Estética, etc. Axiologia: Reflexão em torno dos valores. Lógica: Desenvolve-se em torno da problemática das formas de raciocínio. Teoria do Conhecimento: Reflexão sobre a problemática do conhecimento em geral.
Os primeiros filósofos gregos se faziam perguntas da origem de todas coisas, com isso, investigavam o que poderia ter gerado todas as coisas. Nesse sentido, era comum ver filósofos relacionar essas ações a elementos da natureza, como : terra,água, fogo e ar.
Tem mais depois da publicidade ;) Tales foi o primeiro filósofo do Ocidente. Nasceu na cidade de Mileto, aproximadamente no ano 625 a.C. Essa cidade ficava na região da Jônia, localizada na Ásia Menor.
O primeiro filosofo da história foi Tales de Mileto, no início do século VI a.C., mas foi o Pitágoras quem criou o termo filosofia.
De "sophia" decorre a palavra "sophos" (σοφός), que significa "sábio", "instruído". Assim, o "filósofo" seria aquele que ama e busca "a sabedoria"; que é "amigo da sabedoria". A tradição atribui ao filósofo Pitágoras de Samos a criação da palavra.
Tales de Mileto
Tales de Mileto, um dos mais sábios homens da Grécia e importante matemático, foi considerado o primeiro filósofo ao enunciar que a água seria a origem de tudo. ... Tales também realizou feito notório ao prever um eclipse solar, que teria acontecido no ano de 585 a.C., apenas pela observação dos astros.
Podemos apontar que a principal determinação histórica para o nascimento da Filosofia é a política: o nascimento, simultâneo a ela, da Cidade-Estado, isto é, da polis, pois, com esta, desaparece a figura que foi a do antecessor do filósofo, o Mestre da Verdade (o poeta, o adivinho e o rei-da-justiça.
A Grécia é considerada como o berço da filosofia pois basicamente, os filósofos da antiguidade ( cerca de 600 anos antes de cristo) vieram da grécia , diversos conceitos foram feitos lá e com certeza, a grécia influenciou grandemente a cultura ocidental .
A cidade de Atenas, na Grécia, é considerada o berço da democracia. Lá, os cidadãos se reuniam na praça principal, chamada de Ágora, para discutir os problemas políticos e criar leis. ... A democracia que existia em Atenas é a chamada democracia direta, onde o povo faz as leis, decide o que é melhor para a cidade.
A Grécia localiza-se no sudeste da Europa. O país é considerado o berço da civilização ocidental, da filosofia, da literatura, da dramaturgia e da ideia moderna de democracia.
Isso porque foi justamente da Grécia que nasceu a democracia, a filosofia ocidental, os jogos olímpicos, as ciências políticas, a historiografia, a literatura ocidental, as artes cênicas ocidentais (tragédia e comédia) e a base dos grandes princípios científicos e matemáticos.
Cidade lendária – que recebeu o nome de Atena, a deusa da sabedoria -, tem cerca de 3 mil anos de existência. Primeiro estado democrático do mundo, conhecido como o “Berço da Civilização Ocidental”, Atenas gerou grandes filósofos e escritores, é, sem dúvida, um dos destinos turísticos mais cobiçados do mundo.
Berço da civilização ocidental Originários dos povos aqueus, jônicos, eólios e dóricos que migraram para a península Balcânica, os povos gregos ficaram conhecidos como helênicos, pois sua organização de clãs se baseava na crença de que descendiam do herói Heleno.
A Ásia é considerada o berço das civilizações, porque nela surgiu importantes povos, como os sumérios, semitas, chineses, indianos e hindus. Por essas e outras razões o continente é regionalizado em Extremo Oriente, Sul da Ásia, Sudeste da Ásia, Países da ex-União Soviética e Oriente Médio.